A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO AMAZONAS:CAMINHOS TRILHADOS NA LITERATURA E NA IMPRENSA

Authors

  • Raimunda Thamires Moura Maquiné Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Renata Beatriz Brandespin Rolon Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Keywords:

Literatura, Literatura infantojuvenil, historiografia brasileira

Abstract

Este estudo é intitulado “A história da literatura infantojuvenil no Amazonas: caminhos trilhados na literatura e na imprensa”. Assim, possui como objetivo verificar como estrutura-se a literatura direcionada a crianças e jovens produzida no estado. A metodologia foi composta a partir trabalho de campo centrado nas principais bibliotecas localizadas em Manaus. Posteriormente, deu-se a análise do material encontrado. Para compor o referencial teórico foram utilizados autores como Arroyo (2011), Candido (2000), Cademartori (2010) Coelho (2010), Mendes (1994) entre outros. Nesse prisma, é consideremos a importância, pois irá contribuir significativamente com a escrita de mais um capítulo da História da Literatura infantojuvenil no Amazonas, assim como da historiografia brasileira.

Author Biographies

  • Raimunda Thamires Moura Maquiné, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
    Literatura
  • Renata Beatriz Brandespin Rolon, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – Brasil. Docente da Universidade do Estado do Amazonas – Brasil.

Published

2019-07-22

How to Cite

A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO AMAZONAS:CAMINHOS TRILHADOS NA LITERATURA E NA IMPRENSA. (2019). LANGUAGE, EDUCATION AND MEMORY JOURNAL, 16(16), 96-112. https://periodicosonline.uems.br/WRLEM/article/view/3446