PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DO PHET EM HIDRODINÂMICA

potencializando o ensino de física no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9408

Palavras-chave:

Hidrodinâmica, Ciências, Sequência Didática, Simulações, PhET

Resumo

Este trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de hidrodinâmica no primeiro ano do ensino médio, utilizando os simuladores PhET Colorado e alinhada ao currículo paulista. A abordagem busca integrar simulações interativas para explorar conceitos fundamentais, como fluxo, pressão e energia dos fluidos. Um dos motivadores da proposta é a alta evasão em Física, especialmente em tópicos mais complexos, como hidrodinâmica, que carecem de material didático específico no currículo paulista. A sequência didática planejada com o PhET visa facilitar a compreensão, incentivar a aprendizagem ativa e aumentar o engajamento dos alunos. Embora a proposta tenha sido elaborada inicialmente para escolas de período integral, sua aplicação pode ser adaptada ao ensino regular, desde que se considerem as limitações de tempo e se adotem estratégias complementares oferecendo níveis diferentes de desafios que favoreçam um aprendizado significativo.

Biografia do Autor

Renan Cesar Ribeiro, UNIVERSIDADE JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Licenciatura em Física pela Universidade do Oeste Paulista UNOESTE - (2016), Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP - (2019).

 

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Ribeiro, R. C. (2025). PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DO PHET EM HIDRODINÂMICA: potencializando o ensino de física no Ensino Médio . REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(18), 170–188. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9408