PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DO PHET EM HIDRODINÂMICA
potencializando o ensino de física no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9408Palavras-chave:
Hidrodinâmica, Ciências, Sequência Didática, Simulações, PhETResumo
Este trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de hidrodinâmica no primeiro ano do ensino médio, utilizando os simuladores PhET Colorado e alinhada ao currículo paulista. A abordagem busca integrar simulações interativas para explorar conceitos fundamentais, como fluxo, pressão e energia dos fluidos. Um dos motivadores da proposta é a alta evasão em Física, especialmente em tópicos mais complexos, como hidrodinâmica, que carecem de material didático específico no currículo paulista. A sequência didática planejada com o PhET visa facilitar a compreensão, incentivar a aprendizagem ativa e aumentar o engajamento dos alunos. Embora a proposta tenha sido elaborada inicialmente para escolas de período integral, sua aplicação pode ser adaptada ao ensino regular, desde que se considerem as limitações de tempo e se adotem estratégias complementares oferecendo níveis diferentes de desafios que favoreçam um aprendizado significativo.
Referências
AUSUBEL, David Paul. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1963.
FOX, R. W.; McDONALD, A. T.; PRITCHARD, P. J. Introdução à Mecânica dos Fluidos. 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.
GRANGER, Robert A. Fluid Mechanics. 3rd ed. New York: McGraw-Hill, 2014
LEMOV, Doug. Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão. Rio de Janeiro: Fundação Lemann, 2012.
MUNSON, Bruce R.; YOUNG, Donald F.; OKIISHI, Theodore H. Fundamentos da Mecânica dos Fluidos. 6. ed. São Paulo: LTC, 2014.
PHET INTERACTIVE SIMULATIONS. Fluid Pressure and Flow [online]. Boulder: University of Colorado, 2015. Disponível em: https://phet.colorado.edu/en/simulation/fluids. Acesso em: 11 mar. 2025
WHITE, Frank M. Mecânica dos Fluidos. 7. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2016.
YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. University Physics with Modern Physics. 13th ed. Pearson, 2013.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
