ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DO LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DA REDE MUNICIPAL DE PIRIPIRI (PI)
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i20.9856Palavras-chave:
Análise de conteúdo, Livro didático, Língua Inglesa, 6º ano.Resumo
O ensino da língua inglesa na rede municipal do município de Piripiri (PI) é contemplado a partir do 6° ano do ensino fundamental e o conteúdo do livro didático adotado é comumente alvo de críticas e comentários por parte dos professores. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo geral analisar os conteúdos do livro didático de língua inglesa do 6° ano da rede municipal de Piripiri. Levando-se em consideração aspectos linguísticos, didáticos e temáticos, bem como, o fato de ser esse o primeiro contato dos alunos com a língua não materna. Para que esse propósito seja alcançado, foram estipulados como objetivos específicos os seguintes pontos: analisar a sequência didática do livro, assim como a introdução à língua e os aspectos linguísticos, gramaticais e culturais; comparar a sequência didática dos conteúdos do livro didático do 6º ano com a matriz curricular da rede municipal de Piripiri; comparar o que propõem os conteúdos do livro com relação às diretrizes da BNCC. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo exploratória. Metodologicamente, procedeu-se à análise de conteúdo do livro didático de Inglês do 6º ano, tal como proposto por Severino (2017) e Gil (2008). Além da análise do livro didático, foi traçado um paralelo entre as competências e habilidades propostas pela BNCC e a Matriz Curricular da Rede Municipal de Piripiri – PI (SEDUC). Como resultado da pesquisa, foi possível observar que o livro didático contempla as competências e habilidades da BNCC e está alinhado à rede municipal de ensino, porém, não leva em consideração ser o primeiro contato dos discentes com a língua, isto é, poucos vocábulos para iniciantes, as dez classes gramaticais são abordadas através de textos contextualizados, anunciados em inglês, dentre outros empecilhos para iniciantes.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução, 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª séries) – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: BNCC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
ENGLISH AND MORE. Anos finais – Ensino Fundamental 2 – 6º ao 9º ano. Org. Richmond Educação. 1ª ed. São Paulo, 2018.
FERNANDES, M. A. Estratégias didáticas para o ensino da Língua Inglesa na educação básica considerando as quatro habilidades. (Dissertação de Mestrado em Educação). Canoas, 2017. Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378 . Acesso em 6 de set. 2025.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
GREGIS, R. A; GARCIA, P. D. O lúdico como recurso de ensino e na aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Linguagens e Cidadania, Santa Maria, v. 20, n. esp., jan./dez. 2018. Disponível em: https://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/8941521 . Acesso em 6 de set. 2025.
SEDUC. Secretaria Municipal de Educação de Piripiri – PI. Plano de Ensino de Inglês do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano. Piripiri – PI, 2023.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico]. 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
