O ENSINO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

uma análise da Plataforma Redação Paraná

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9259

Keywords:

Educação Inclusiva

Abstract

The present study aims to analyze the Platform Wording Paraná, a mandatory resource for teaching text production in schools in the state public network of Paraná, focusing on its applicability to special education students who attend regular classes. Starting from the legal assumptions of the National Education Plan, for the universalization of learning, and the Decree of the State Education Council of Paraná, which guides specialized educational and pedagogical services, through the Universal Design of Learning approach, we sought to analyze the accessibility of the resource, analyzing its forms of knowledge representation, learning representation and engagement in studies. As a result, it appears that the platform serves regular students, but does not provide resources or meet specificities for teaching and learning for students covered by special education. Suggestions are presented that could be adapted to the platform, allowing students more autonomy, taking into account their peculiarities.

Author Biographies

Valdenise Batista Bueno, Secretaria Estadual de Educação do Paraná/ Professora

Mestre em Educação Inclusiva pelo PROFEI (2022). Graduação em Letras/Inglês e respectivas literaturas, pela Faculdade de Telêmaco Borba (2004) e Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011). Pós-graduação em Educação Especial pela Facinter (2006) e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017). 

Jaqueline de Morais Costa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR

Doutora em Ensino de Ciências e Tecnologia pela UTFPR. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento de Ensino. Professora da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná. Participante como pesquisadora nos seguintes grupos: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS- DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE- GEPEDIDO; GENTES - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO DE EDUCADORES.

References

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Brasília: Senado Federal, 1961.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971: Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 1971.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, p. 27833, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

CANDAU, V. M. A didática em questão. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1983.

FERREIRA, M. E. C. Educação inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, Cortez, 1994.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia cinetífica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MENDES, E. G. Práticas inclusivas inovadoras no contexto da classe comum: dos especialismos às abordagens universalistas. Rio de Janeiro: Encontrografia Editora, 2023.

PARANÁ. Conselho Estadual de Educação. Deliberação n.º 02/2016: Dispõe sobre as Normas para a Modalidade Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, 17 mar. 2016.

PARANÁ. Escola digital do professor. Plataformas educacionais: Redação Paraná. 2024. Disponível em https://professor.escoladigital.pr.gov.br/redacao_parana. Acesso em 21 nov. 2024.

SANTOS, I.M. Inclusão escolar e educação para todos. Tese. 210 fls. (Doutorado em Educação - Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Lições de Didática. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

Zerbato A.P.; Mendes E.G. O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educ. Pesqui., v. 47, e233730, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XrThMT5Hhn6D9CSqcn3HHSM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 02 dez. 2024.

Published

2025-10-21

How to Cite

Bueno, V. B., & Costa, J. de M. (2025). O ENSINO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma análise da Plataforma Redação Paraná. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(19), 88–107. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9259