EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO

entre a emancipação e a precarização docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9270

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Educação escolar, Emancipação, Histórico-cultural

Resumo

A inteligência humana é resultado da construção coletiva de conhecimentos, e cada pessoa se desenvolve a partir das estruturas históricas criadas pela sociedade. Nesse contexto, a escola assume um papel indispensável ao oferecer uma educação completa, que promove o desenvolvimento humano, estimula o pensamento crítico e incentiva a participação ativa na vida em sociedade. Este estudo, baseado em fundamentos teóricos sólidos e no método histórico-cultural, além de uma ampla revisão bibliográfica, reforça a importância da educação formal como um caminho essencial para que os alunos se apropriem de conhecimentos culturais, históricos e sociais — elementos indispensáveis para o pleno desenvolvimento individual. A integração entre as dimensões pessoal, coletiva e universal é fundamental para que cada pessoa compreenda sua singularidade, reconheça suas necessidades e encontre seu lugar no mundo. Para alcançar esses objetivos, é preciso que a escola vá além da memorização mecânica e adote práticas pedagógicas mais dinâmicas e significativas. Essas práticas devem despertar o interesse pelo aprendizado, estimular a curiosidade e desenvolver a autonomia intelectual dos estudantes. No entanto, os desafios enfrentados pelos professores, como baixos salários, condições de trabalho precárias e sobrecarga emocional, comprometem a qualidade da educação e enfraquecem o potencial transformador da escola. Diante disso, é urgente repensar as políticas públicas educacionais, garantindo uma valorização real dos professores, com formação de qualidade, remuneração justa e condições adequadas de trabalho. Só assim a escola poderá cumprir seu papel de contribuir para a construção de uma sociedade mais crítica, ativa, justa e emancipada.

Biografia do Autor

Mateus Magalhães da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PGEDU-UEMS). Pós-graduado em Direito (lato sensu). Graduado em Direito pela UEMS. Advogado OAB-MS 30.150. E-mail: magalhaesmateus3@gmail.com. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2588987581898165. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2653-4361.

Referências

BASSO, I. S. Significado e sentido do trabalho docente. Caderno CEDES, v. 19, n. 44, Campinas, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 maio 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003

BEATÓN, G. A. El papel de los "otros" y sus características en el proceso de potenciación del desarrollo humano. Horizontes Educacionales, Universidad del Bío Bío, Chillán, Chile, n. 8, 2003. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3994272. Acesso em: 25 maio 2014.

DUARTE, N. A dialética entre objetivação e apropriação. In: ______. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9699

DUARTE, N. A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural. Psicologia USP, São Paulo, v. 7, n. 1/2, 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34531/37269. Acesso em: 30 ago. 2015.

DUARTE, N. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Caderno CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n62/20091.pdf. Acesso em: 22 jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000100004

ILYENKOV, E. V. Nossas escolas devem ensinar a pensar. Journal of Russian and East European Psychology, Philadelphia, v. 45, n. 4, 2007. DOI: https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405450407

LEONTIEV, A. N. As necessidades e os motivos da atividade. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (orgs.). Antologia: ensino desenvolvimental. Livro 1. (Coleção Biblioteca Psicopedagógica Didática. Série Ensino Desenvolvimental, v. 4). Uberlândia, MG: EDUFU, 2017.

LEONTIEV, A. N. O homem e a cultura. In: ______. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Novos Horizontes, 1978.

LEONTIEV, A. N. Os princípios do desenvolvimento psíquico na criança e o problema dos deficientes mentais. In: ______. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Novos Horizontes, 1978.

MAGALHÃES, G. M. Atividade-guia e neoformações psíquicas: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o ensino desenvolvente na Educação Infantil. Crítica Educativa, v. 4, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/354. Acesso em: 21 ago. 2023.

MARTINS, L. M.; RABATINI, V. G. A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar. Psicologia Política, v. 11, n. 22, jul./dez. 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v11n22/v11n22a11.pdf. Acesso em: 25 abr. 2015.

MARTINS, Lígia Márcia. Desenvolvimento do pensamento e educação escolar: etapas de formação de conceitos à luz de Leontiev e Vigotski. Fórum Linguístico, v. 13, n. 4, p. 1572-1586, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2016v13n4p1572. Acesso em: 24 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n4p1572

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640243

OLIVEIRA, B. A. A dialética do singular-particular-universal. In: ABRANTES, A. A.; SILVA, N. R. da; MARTINS, S. T. F. Método histórico-social na psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/8563102/mod_resource/content/1/Manuscritos%20econômico-filosóficos%20(Karl%20Marx)%20(Z-Library).pdf. Acesso em: 28 nov. 2024.

PASQUALINI, J. C.; MARTINS, L. M. Dialética singular-particular-universal: implicações do método materialista dialético para a Psicologia. Psicologia & Sociedade, v. 27, n. 2, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v27n2/1807-0310-psoc-27-02-00362.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-03102015v27n2p362

SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. In: BARBOSA, M. V.; MILLER, S.; MELLO, S. A. (org.). Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016. DOI: https://doi.org/10.36311/2016.978-85-7983-772-2.p77-101

SHUARE, M. As fontes filosóficas da Psicologia Soviética. In: ______. A psicologia soviética: meu olhar. Trad. Laura Marisa Carnielo Calejon. São Paulo: Terracota Editora, 2016.

VYGOTSKI, Lev. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: GAUVIN, M.; COLE, M. (Eds.). Readings on the development of children (Leituras sobre o desenvolvimento da criança). Nova York: Scientific American Books, 1978.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006.

VYGOTSKY, L. S. Obras completas. Fundamento de defectología. Havana, Cuba: Pueblo y Educación, 1989.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. Vol. III. Madrid: Visor, 1995.

VYGOTSKY, L. S. Pensamiento y lenguaje. Havana, Cuba: Pueblo y Educación, 1981.

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

Silva, M. M. da. (2025). EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO: entre a emancipação e a precarização docente . REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(18), 53–79. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9270