DIREITO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

a formação da consciência ambiental crítica na educação infantil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.7473

Mots-clés :

Educação, Meio ambiente, Cidadania Planetária, Direito

Résumé

Este artigo trata da necessidade de desenvolver a consciência ambiental crítica e participativa desde a infância, por meio da educação formal, aplicada no contexto escolar. A Educação Básica obrigatória é abordada como direito público subjetivo e instrumento para a formação de cidadãos conscientes, críticos e participativos. O estudo concentra-se na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, e considera a criança como agente político e promotor da educação para o meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadio, permitindo a democratização do conhecimento para além da sala de aula. A pesquisa se caracteriza como exploratória, de natureza qualitativa, e, segundo a natureza dos dados, como bibliográfica e documental, com a análise da legislação educacional referente à temática ambiental no contexto da Educação Infantil.

Bibliographies de l'auteur

Jairo Farley Almeida Magalhães, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Newller Thiago Fernandes Mascarenhas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Graduado em Pedagogia pelo Claretiano - Centro Universitário, Pós-graduado em Direito Constitucional pela Damásio Educacional, Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Pedagogo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

André Alves Barbosa, Universidade Estadual de Minas Gerais

Especialista em Administração de Empresas, com ênfase em Finanças e Controladoria. Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo (Facige). 

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Publiée

2025-08-04

Comment citer

Magalhães, J. F. A., Mascarenhas, N. . T. F., & Barbosa, A. . A. (2025). DIREITO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL : a formação da consciência ambiental crítica na educação infantil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(18), 13–31. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.7473