ESCOLAS VIVAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E PEDAGOGIAS TERRITORIALIZADAS

experiências de co-edição a partir da coleção Capanga de Aruanda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9649

Palavras-chave:

Materiais didáticos, Escolas diferenciadas, Interculturalidade.

Resumo

O texto disserta apresenta um conjunto de experiências da coleção de materiais intitulada Capanga de Aruanda e desenvolvida no âmbito de projetos que discutem a noção de escolas vivas e pedagogias territorializadas e na edição de materiais didáticos interculturais. Trata-se de desdobramento de pressupostos epistemológicos das seguintes publicações Una Hiwea – Livro Vivo (2013), Una Isi Kayawa – Livro Vivo (2013), Una Isi Kayawa – Livro Vivo (2013), Una Isi Kayawa – Livro Vivo (2013), Una Isi Kayawa – Livro da Cura (2014) e Una Shubu HiweLivro da Cura (2014) e Una Shubu Hiwe Livro da Cura (2014) e Una Shubu Hiwe- Livro da Cura (2014) e Una Shubu Hiwea – Livro escola viva do povo Huni Kuin (2017). No bojo dessas discussões, o texto tangencia dimensões metodológicas, princípios autorais e perspectivas narrativas que os materiais didáticos da Capanga de Aruanda colocam em jogo.

Biografia do Autor

Carolina Ferreira da Fonseca, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Arquitetura e Urbanismo, UFBA; professora na Universidade Federal da Paraíba – Brasil; Programa de Pós Graduação em Artes Visuais ; Grupo de Pèsquisa Auê: artes da grafia.

Laura Castro de Araújo , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Artes Cênicas, UFBA; professora na Universidade Federal da Bahia – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes; Grupo de pesquisa: ECOARTE.

Referências

ALMEIDA, Maria Inês. Práticas da letra, universidade e povos indígenas: ensaio de um laboratório de interculturalidade. In: Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, v. 1, n. 1, UFAC, 2022. Disponível em : < l1nq.com/IfN6j > . Acesso em 29 set. 2022, 15:45.

________. BYLAARDT, Marina. Relatório Ação Saberes Indígenas na Escola Huni kuĩ/2023. Una Bainã - Rede de Apoio a Educadores Indígenas, 2024.

BABAU, C. Retomada. In: PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 13, p. 98 - 105, 2019. Disponível em: Acesso em 29 set. 2022, 15:52.

DUA BUSE, Manuel Vandique. (org.). Una Shubu Hiwea: livro escola viva do povo Huni Kuin. São Paulo: Itaú Cultural, 2017.

IARA, Aiá O. Caderno Artes Indígenas na formação docente. In COMITÊ PANHI/ APINAJÉ Caderno do tempo: caderno artes indígenas na formação docente (UFNT). Tocantinópolis: Sociedade da Prensa/ Edtóra: 2025.

FONSECA, C.; CASTRO, L.; FIRMEZA, Y.; et al. Composto Escola: comunidades de sabenças vivas. 1 ed. São Paulo: N-1 Edições e Roça de Quilombo, 2022.

FONSECA, C. et al; Videoteca Composto Escola, 2025 (Coleção Capanga de Aruanda - arquivo do projeto de pesquisa)

FONSECA, C.; ARAÚJO, C. CASTRO L.; Livro-Caderno. Porto Seguro: Sociedade da Prensa/ Edtóra: 2025. (no prelo)

IKA MURU, Agostinho Manuel Manduca. Una Hiwea: O Livro Vivo. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/Literaterras/MEC/IPHAN, 2012.

_______. QUINET, Alexandre. (org) UNA ISI KAYAWA: livro da cura do Povo Huni Kuin do Rio Jordão. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2014.

LE GUIN, Úrsula: A teoria da bolsa ficção. 1 ed. São Paulo: N-1, 2021.

MARTINS, Leda M. Performances da oralitura: corpo, lugar de memória. In Letras: Língua e Literatura: Limites e Fronteiras , n. 26, UFSM, junho de 2003.

TAKUÁ, C. Seres criativos da floresta (Cadernos Selvagem, 2020). Disponível em: < l1nq.com/FN43a > Acesso em: 29 set. 2022, 16:46.

SOUSA, Adelice. Vaca da Taioba em Folia de Rainhas. Rio Branco: Sociedade da Prensa/ Edtóra: 2025. (no prelo)

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d´Água, 1997

Downloads

Publicado

2025-10-21

Como Citar

Fonseca, C. F. da, & Araújo , L. C. de. (2025). ESCOLAS VIVAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E PEDAGOGIAS TERRITORIALIZADAS: experiências de co-edição a partir da coleção Capanga de Aruanda. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(19), 108–129. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9649