GAMIFICAÇÃO COMO MEIO DE APROPRIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

ensino fundamental no componente de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9704

Palavras-chave:

Jogos, Games, Ensino Fundamental, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

A procura de aulas mais interativas tem atraído cada vez mais professores e investigadores. Os jogos são metodologias que promovem o envolvimento, a motivação, a cooperação e a interação entre os alunos. Neste sentido, o estudo foi realizado de forma qualitativa, com o objetivo de apresentar jogos que proporcionem a aprendizagem de conteúdos específicos da língua portuguesa. Neste contexto, o presente artigo consiste numa revisão sistemática da literatura sobre a utilização da gamificação no Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, com foco na língua portuguesa. A pesquisa foi realizada na Plataforma de Pesquisa Google, com foco no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), abrangendo o período de 2009 até 2023, resultando na identificação de 93 artigos. No entanto, apenas 17 artigos foram analisados, devido à utilização da palavra-chave "Língua Portuguesa". Portanto, fica claro que há uma falta de artigos que apresentem jogos dirigidos à língua materna. Através da análise dos artigos, foi possível verificar que nem todos os jogos garantem a aprendizagem, bem como reconhecer as dificuldades enfrentadas pelos professores e os jogos mais utilizados na sala de aula.

Biografia do Autor

Adriana Sussa, Instituto Federal

Estudante da Especialização em Informática na Educação. Instituto Federal de Goiás- Campus Jataí.

Danilo Vaz Borges, Instituto Federal Goiás- Campus Jataí

Mestre em Educação para o Ensino de Ciências e Matemática. Professor do Instituto Federal de Goiás- Campus Jataí. Núcleo de Informática na Educação (BINE).

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Sussa, A., & Borges, D. V. (2025). GAMIFICAÇÃO COMO MEIO DE APROPRIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ensino fundamental no componente de língua portuguesa. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(18), 269–288. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9704