CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ZOOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7613Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Aprendizagem, Atividades PráticasResumo
O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência cuja finalidade foi proporcionar uma atividade interativa com o uso de espécimes animais a alunos do ensino fundamental de uma Escola Pública Municipal, mediando conceitos científicos e saberes ambientais. O relato foi construído com base em observações da atividade desenvolvida, bem como da narração de professores participantes. A ação contou com a organização da coordenação e professores da própria escola e a participação de dois pesquisadores do setor de Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os alunos puderam observar e tocar nos animais expostos, dos quais obtiveram informações referentes às suas características orfofisiológicas e socioambientais. Observou-se alunos curiosos e interativos para com a atividade, apesar de um pouco resistentes inicialmente por conta do medo ou do asco a alguns exemplares, o que se diluiu durante a exposição. Os dados apontaram que o desenvolvimento de atividades práticas de Zoologia, com a apresentação de animais vertebrados e invertebrados, da maneira como foi relatada, é capaz de despertar a curiosidade, a investigação e promover reflexões ambientais, pertinentes na sociedade atual.
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