CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ZOOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Visualizações: 466

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7613

Mots-clés :

Ensino de Ciências, Aprendizagem, Atividades Práticas

Résumé

O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência cuja finalidade foi proporcionar uma atividade interativa com o uso de espécimes animais a alunos do ensino fundamental de uma Escola Pública Municipal, mediando conceitos científicos e saberes ambientais. O relato foi construído com base em observações da atividade desenvolvida, bem como da narração de professores participantes. A ação contou com a organização da coordenação e professores da própria escola e a participação de dois pesquisadores do setor de Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os alunos puderam observar e tocar nos animais expostos, dos quais obtiveram informações referentes às suas características orfofisiológicas e socioambientais. Observou-se alunos curiosos e interativos para com a atividade, apesar de um pouco resistentes inicialmente por conta do medo ou do asco a alguns exemplares, o que se diluiu durante a exposição. Os dados apontaram que o desenvolvimento de atividades práticas de Zoologia, com a apresentação de animais vertebrados e invertebrados, da maneira como foi relatada, é capaz de despertar a curiosidade, a investigação e promover reflexões ambientais, pertinentes na sociedade atual.

Références

AZEVEDO, H. J. C. C., FIGUEIRÓ, R., ALVES, D. R., VIEIRA, V., SENNA, A. R. O uso de coleções zoológicas como ferramenta didática no ensino superior: um relato de caso. Revista Práxis, n. 7, 2012.

BAMBERGER, Y.; TAL, T. Multiple Outcomes of Class Visits to Natural History Museums:The Students’ View. Journal of Science Education and Technology, 17: 274–284, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s10956-008-9097-3

BARBOSA, M. V. M; FERNANDES, T. A; CONCEIÇÃO, R. P & BARBOSA, M. P. M. Museu de zoologia “José Hidasi”: uma experiência de educação não formal para alunos de ensino fundamental. Revista Humanidades e Inovação v.4, n. 5, 2017.

BRASIL. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental –PNEA, 1999.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRUCE J. MACFADDEN, B, A., DUNCKEL, SHARI ELLIS, DIERKING, L. D., ABRAHAM-SILVER, L., KISIEL, J., KOKE, J. Natural History Museum Visitors’ Understanding of Evolution. BioScience, vol. 57, n. 10. 875-882, 2007. DOI: https://doi.org/10.1641/B571010

CARVALHO, A. M. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

DE SOUSA FERREIRA, L. C. B., DOS SANTOS, M. C. F., SILVA, M. P. S., & SANTORI, R. T. Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre uma exposição didática de zoologia. Bio-grafía, 13(24), 2020. DOI: https://doi.org/10.17227/bio-grafia.vol.12.num24-10367

DIAS-DA-SILVA, C. D., DA ROCHA FERNANDES, C. M., DOS SANTOS, D. B., & DE ALMEIDA, L. M. A exposição itinerante como extensão universitária: um instrumento para disseminar conhecimentos de zoologia e conservação da biodiversidade. Brazilian Journal of Development, 5(4), 3288-3299, 2019.

DIAS-DA-SILVA, C.D. et al. Caravana zoológica: contribuições ao ensino de ciências e biologia. In: II Congresso Nacional de Educação, 2, 2016. Campina Grande. Anais... Campina Grande, 2016.

DICKMANN, I; CARNEIRO, S. M. M. Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. Revista de Educação Pública, v. 21, n. 45, p.87-102, 2012.

EVANS, E. M., SPIEGEL, A. N., GRAM, W., TARE, B. N. F. M., THOMPSON, S., DIAMOND, J. A Conceptual Guide to Natural History Museum Visitors’ Understanding of Evolution. Journal of Research in Science Teaching, v. 47, n. 3, PP. 326–353, 2010. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.20337

FANFA, M.; MARTELLO, C.; GUERRA, L.; GUERRA, L.; TOLENTINO NETO, L.; TEIXEIRA, M. Espaços de Educação Não Formal e Alfabetização Científica: um olhar sob a exposição do MAVUSP. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 98-113, 18 dez. 2020.

FERREIRA, L. C. B. S.; SANTOS, M. C. F.; SANTORI, M. S. R. T. Escritos sobre la Biología y su enseñanza. Bio-grafía. Vol. 13 No. 24, pp. 35–45, 2020.

FUNK, V. A. 100 Uses for an Herbarium: well at least 72. American Society of Plant Taxonomists, 17(2): 17–19, 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/S0894-7317(03)01005-8

GOMES, A. D. T.; BORGES, A. T.; JUSTIi, R. Processos e conhecimentos envolvidos na realização de atividades práticas: revisão da literatura para a pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13(2), p.187-207, 2008.

IGLESIAS, T. G.; SILVEIRA, C. Ensino de Ciências e educação infantil: um estudo pautado na reprodução interpretativa e cultural da infância. Actio Docência em Ciências, v.4, n.3.2019. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v4n3.10609

KRASILCHIK, Myriam. Práticas de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

MORAIS, L. A., CAVALCANTE, A. P. S, CAMELO, N. R, ARAÚJO, P. O. Parque itinerante: educação ambiental em escolas públicas de Natal. In: I Congresso Nacional de Educação, 1, 2015. Campina Grande. Anais... Campina Grande, 2015.

MUJTABA, T., LAWRENCEB, M., OLIVERC, M., REISSA, M. J. Learning and engagement through natural history museums. Studies in Science education, v. 54, n. 1, 41-67, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/03057267.2018.1442820

PROCÓPIO, J. C., DO VALE, K. C., DE JESUS COSTA, F., & DE AZEVEDO BARROS, C. F. A interdisciplinaridade da Educação Ambiental nas práticas educacionais de uma escola de ensino fundamental em Contagem (MG). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 16(3), 301-315, 2021. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11324

REIGOTA, M. Educação Ambiental: a emergência de um campo científico. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 2, p. 499-520, nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p499

REIGOTA, Marcos. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

RESENDE, AL; FERREIRA, JR; KLOSS, DFM. NOGUEIRA, DJ; ASSIS, JB. 2002. Coleção de animais silvestres, fauna do Cerrado no sudoeste goiano, o impacto em Educação Ambiental. Arq. Apadec 6(1): 35-41.

RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. Ed. Guanabara Koogan. 503p., 2003.

ROCHA, V. R. O ensino da Educação Ambiental com o auxílio de animais taxidermizados. Uberlandia-MG. Revista da Católica 1(1): 201-211, 2009.

ROSSI, A. V. Museus de Ciências Universitários: sobre espaços de divulgação, educação e produção científica. Ensino Em Revista, 20(1), 209-218, 2013.

SANTOS, L. A. S.; GONDIM, M. J. C. Ações para a organização de uma coleção didática de zoologia em uma escola de Uberlândia, MG. Rev. Ciênc. Ext. v.9, n.2, p.19-27, 2013.

SANTOS, P. R. C.; SILVA, J. O. A.; ARAGÃO, V. L; ROCHA, M. F. C.; NASCIMENTO, R. F. O. Coleção didática zoológica: divulgação científica e auxílio para o ensino e aprendizagem de ciências. Experiências em Ensino de Ciências. v.16, n.1, 2021.

SATURNINO, R. MOURA, A. L. Uso de artrópodes para o ensino de DE ciências/zoologia nas séries finais do ensino fundamental. In: Ensino de ciências biológicas: metodologia, realidade e reflexão. Organizadora Cleonilde Queiroz. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.4912031083

SEGURA, Denise de S. Baena. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001. 214p.

SENICIATO, T.; CASSAVAN, O. O ensino de ecologia e a experiência estética no ambiente natural: considerações preliminares. Ciência & Educação, v. 15, n. 2, p. 393-412, 2009 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132009000200010

SILVEIRA, M. G. S; SOARES, R. J; COSTA, M. T; PESSANO, E. F. C. Educação Ambiental: a realidade de uma escola do município de Uruguaiana - RS. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 25-44, 18 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11225

SOARES NETO, J. FEITOSA, R. A; CERQUEIRA, G. S. Contribuições de Marcos Reigota e de Paulo Freire à práxis pedagógica na perspectiva da educação ambiental crítica. Artigos, n. 69, 2019.

STRECK, Danilo; REDIN, Euclides & ZITKOSKI, Jaime José. (orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

TAL. T., MORAG, O. School Visits to Natural History Museums: Teaching or Enriching? Journal Of Research In Science Teaching, v. 44, n. 5, pp. 747–769, 2007. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.20184

TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em Ecologia. Ed. ArtMed. 592p, 2006.

TOZONI-REIS, M. F. C. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados (Coleção Educação Contemporânea), 170 p. 2004.

TUNNICLIFFE, S. D; BEER, M. L. An interactive exhibition about animal skeletons: did the visitors learn any zoology? Journal of Biological Education, 36:3, 130-134, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/00219266.2002.9655818

WILSON, E. O. Biofilia. Fondo de Cultura Económica, México, D.F., México, 283 p., 1989a.

ZAHER, H.; YOUNG, P. S. As coleções zoológicas brasileiras: panorama e deagnóstico atual e perspectivas para o futuro. Ciência e Cultura, v. 55, n. 3, p. 24–26, 2003.

ZÔMPERO, A. F; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.13, n.03, p.67-80, set-dez, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172011130305

Téléchargements

Publiée

2023-07-03

Comment citer

Alves da Silva, G., Roque , F. A. R. L., Yuiti Mori, K., & Rodrigues Faria , R. (2023). CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ZOOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . GEOFRONTER, 9(1). https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7613

Numéro

Rubrique

Dossiê - Meio Ambiente e Educação Ambiental

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice