FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS ESTUDOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCUTINDO O TEMA

Visualizações: 487

Authors

  • Carlos Alexandre de Bortolo

Abstract

Em meio a um cenário atual de agressões e ações humanas prejudiciais ao meio ambiente, nos deparamos com a necessidade real de estabelecermos intervenções educacionais para o cuidado com a natureza. Tal estudo teve como objetivo analisar como vem sendo trabalhado nos cursos de Geografia e Pedagogia a aprendizagem da Educação Ambiental e sua formação; contando com outros quatro objetivos como,  definir o conceito e as finalidades da Educação Ambiental; apresentar a importância dos conteúdos ambientais no curso de Licenciatura em Geografia e Pedagogia; visualizar a partir das observações e posicionamento de estudantes em relação ao ensino de Educação Ambiental; e a realização da análise de dados pautada nas discussões teóricas da pesquisa. Nossa metodologia foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada em diversos autores. Com base em todas as problematizações e pensamentos apontados pelos autores citados, entendemos que a Educação Ambiental é um tema fundamental nos dias de hoje, e deve fazer parte dos conteúdos do currículo escolar desde os primeiros anos dessa experiência. E por meio da análise e reflexões das discussões apresentadas sobre o papel do professor na prática escolar para o desenvolvimento da Educação Ambiental, e atribuem a presença destes conteúdos em seu processo de formação inicial como indispensável para atuar frente aos desafios do ensino desta temática em seu futuro como professores.

Published

2016-09-28

How to Cite

de Bortolo, C. A. (2016). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS ESTUDOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCUTINDO O TEMA. GEOFRONTER, 2(1). Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/1270

Issue

Section

Artigos