MARKETING ESPORTIVO:

AS PRINCIPAIS RELAÇÕES ENTRE PATROCINADORES E CLUBES DE SANTA CATARINA A PARTIR DE 1990

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7648

Keywords:

futebol, economia, investimentos

Abstract

As pesquisas na área dos esportes têm crescido muito no Brasil e as investigações sobre sua cadeia produtiva podem revelar aspectos importantes acerca de diversos negócios. Deste modo, o marketing esportivo contempla várias possibilidades de exploração através da publicidade midiática, comercialização de produtos oficiais e patrocínios. Sendo assim, esse texto visou identificar as principais relações entre clubes de Santa Catarina e patrocinadores entre os anos de 1990 e o começo da década de 2020. A partir de metodologia exploratória-analítica com revisão bibliográfica e documental a pesquisa mostrou que, no período analisado, predominaram os interesses do capital local, ou seja, são os representantes da cidade ou região que mais investem nessa forma de negócio. Muitos patrocinadores mantêm seus aportes aos clubes como uma estratégia para atingir o público, sejam torcedores ou expectadores, pois essa categoria de marketing contempla várias possibilidades de exposição de suas marcas e propriedades. Já para os clubes, o patrocínio é importante para regularidade das receitas.

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Published

2023-06-15

How to Cite

Volk Schatz, P., & Espíndola, C. J. (2023). MARKETING ESPORTIVO: : AS PRINCIPAIS RELAÇÕES ENTRE PATROCINADORES E CLUBES DE SANTA CATARINA A PARTIR DE 1990. GEOFRONTER, 9(1). https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7648

Issue

Section

Artigos