NOTAS SOBRE A MOBILIDADE COTIDIANA CINCO ANOS APÓS A POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA

Visualizações: 880

Autores/as

  • André Baldraia Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Mobilidade, Política Nacional de Mobilidade Urbana, Espaço Urbano, Pedestre

Resumen

No início deste século, marcado por profundas transformações socioespaciais, as temáticas relacionadas à mobilidade têm recebido grande atenção de diversos segmentos, nas universidades, no governo ou na sociedade civil. Como a palavra mobilidade guarda em si um conjunto de significados, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica que visa salientar alguns aspectos centrais à noção de mobilidade e tecer considerações sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana, cinco anos após sua publicação.

Biografía del autor/a

André Baldraia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Citas

BALBIM, Renato Nunes. Práticas espaciais e informatização do espaço da circulação: mobilidade cotidiana em São Paulo. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

______. Mobilidade: uma abordagem sistêmica. 2004. Disponível em: http://homologa.ambiente.sp.gov.br/EA/adm/admarqs/Renato_Balbim.pdf>. Acesso em: 16 set. 2010.

BRASIL. Ministério dos Esportes. Matriz de Responsabilidades – Copa do Mundo. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/index.php/institucional/futebol-e-direitos-do-torcedor/copa-2014/matriz-de-responsabilidades acesso em 10/08/2017.

CCRE/CEMR – Council of European Municipalities and Regions. Declaration of Stuttgart on the role of European local and regional governments regarding sustainable mobility. 2007. Disponível em: <http://www.ccre.org/en/prisespositions/view/90#>. Acesso em: 9 out. 2013.

CHADE, Jamil. A Copa como ela é: A história de dez anos de preparação para a Copa de 2014. São Paulo, Companhia das Letras, 2014.

CORREA, Vanessa. Asfalto desigual. Revista da Folha, São Paulo, p. 30-31, 12-18 ago. 2012.

CRESSWELL, Tim. On the move. New York: Routledge, 2006.

DAMATTA, Roberto. Fé em Deus e pé na tábua. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

GEHL, Jan. Cidades para as pessoas. São Paulo, Perspectiva, 2015.

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Estimativa dos Custos dos Acidentes de Trânsito no Brasil com Base na Atualização Simplificada das Pesquisas Anteriores do Ipea. Relatório de Pesquisa. Brasília: Ipea, 2015.

______________________________________________. Mortes por Acidentes de Transporte Terrestre no Brasil: análise dos sistemas de informação do Ministério da Saúde. Textos para discussão, nº 2212. Brasília: Ipea, 2016.

IZIDORO, Alencar. Dória vai mudar ciclovias e adotar rotas sem divisão entre carros e bicicletas. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1877077-doria-vai-mudar-ciclovias-e-adotar-rota-sem-divisao-entre-bicicletas-e-carros.shtml acesso em 10/08/2017.

KLEIMAN, Mauro. Transportes e mobilidade e seu contexto na América Latina. Série Estudos e Debates, Rio de Janeiro, Ippur-UFRJ, nº 61, 2009.

______. As vias expressas e seus impactos na mobilidade da metrópole do Rio de Janeiro. Chão Urbano, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://www.chaourbano.com.br/adm/revistas/arquivos/revista23.pdf>. Acesso em: 10 out. 2013.

LAGONEGRO, Marco Aurélio. A ideologia rodoviarista no Brasil. Ciência & Ambiente, Santa Maria, nº 37, 2008.

LEITÃO, Miriam. História do futuro. Rio de Janeiro: Record, 2015.

LENCIONI, Sandra. A metamorfose de São Paulo: o anúncio de um novo mundo de aglomerações difusas. Revista Paranaense de Geografia, Curitiba, nº 120, p. 133-148, 2011.

LEVY, Jacques. Os novos espaços da mobilidade. GeoGraphia, Niterói, v. 3, nº 6, 2001. Disponível em: . Acesso em: 1º maio 2009.

MIRALLES-GUASCH, Maria Carme; CEBOLLADA, Àngel. Movilidad cotidiana y sostenibilidad, una interpretacion desde la geografia humana. Boletín de la A.G.E., nº 50, p. 193-216, 2009. Disponível em: <http://age.ieg.csic.es/boletin/50/08%20MIRALLES.pdf>. Acesso em: 10 out. 2013.

SALDIVA, Paulo. Por uma cidade mais saudável. Revista da Fapesp, março de 2016. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2016/03/022-027_Entrevista-Saldiva_241.pdf

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1988.

SARAPU, Paula; LOPES, Valquíria. Fábrica de congestionamentos: uma capital a 10 carros por hora. Estado de Minas, Belo Horizonte, 3 out. 2012. Gerais, p. 21.

SENNETT, Richard. Carne e pedra. São Paulo: Bestbolso, 2008.

SILVA, Ricardo Barbosa da. Motoboys no Globo da morte: circulação no espaço e trabalho precário na cidade de São Paulo. São Paulo: Fapesp/Humanistas, 2011.

SOUZA, André dos Santos Baldraia. Presos no círculo, prostrados no asfalto: tensões entre o móvel e o imóvel. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

TELES, Paula. Os territórios (sociais) da mobilidade: um desafio para a área metropolitana do Porto. Porto: Lugar do Plano, 2005.

VAINER, Carlos et. al. Brasil em jogo: o que fica da Copa e das Olimpíadas? São Paulo, Boitempo, 2015.

Reportagens

G1 Rio. Ciclista é atropleado e morto na zona oeste do Rio. Disponível em: https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/ciclista-e-atropelado-e-morto-na-zona-oeste-do-rio.ghtml acesso em 10/082017.

ROCHA, Graciliano. Motorista atropela grupo de ciclistas em Porto Alegre. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2011/02/881434-motorista-atropela-grupo-de-ciclistas-em-porto-alegre.shtml acesso em 0/082017.

RODRIGO, Pablo. Inacabado, VLT de Cuiabá terá custo de mais de R$ 1 bilhão e dobrará de preço. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1875759-inacabado-vlt-de-cuiaba-tera-custo-de-mais-r-1-bilhao-e-dobrara-de-preco.shtml?cmpid=softassinanteuol acesso em 10/08/2017.

RODRIGUES, Larissa. Ciclista more após ser atropelado por carro, no Lago Norte. Disponível em: http://www.metropoles.com/distrito-federal/transito-df/ciclista-morre-apos-ser-atropelado-por-carro-no-lago-norte acesso em 10/08/2017

TORRES, Lívia e outros. Duas pessoas morrem após desabamento de ciclovia no Rio. Disponível em: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/04/parte-da-ciclovia-desaba-em-sao-conrado-zona-sul-do-rio.html

Publicado

2017-09-29

Cómo citar

Baldraia, A. (2017). NOTAS SOBRE A MOBILIDADE COTIDIANA CINCO ANOS APÓS A POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA. GEOFRONTER, 2(3). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/2103

Número

Sección

Artigos