INFÂNCIA E ESPAÇO: CRIANÇAS, ESPACIALIDADES E ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS

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Autores/as

  • Thabata Fonseca de Oliveira Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)
  • Celeste Azulay Kelman Universidade Federal do Rio de Janeiro (INES)

Palabras clave:

Infância. Ensino de Geografia. Geografia da Infância.

Resumen

Esse texto tem como objetivo discutir a relação criança-espaço como base para pensar o ensino de Geografia nos anos iniciais. Para introduzir o debate, são apresentadas, brevemente, concepções de infância surgidas no decorrer da história e do conhecimento científico. Em seguida, por meio dos pressupostos da Geografia da Infância, dialogamos com autores que versam a respeito das espacialidades das crianças e da dialética criança-espaço. Baseada nessa discussão, refletimos acerca de um ensino de Geografia que enfatize a vivência dos estudantes no processo de construção do conhecimento geográfico, problematizando modelos tradicionais de ensino desta disciplina. Ao final, são apresentadas iniciativas pedagógicas por nós desenvolvidas e de outros autores (COSTA; AMORIM, 2015; LOPES; COSTA; AMORIM, 2016), em que as experiências socioespaciais das crianças consistiram no elemento basilar para a elaboração das atividades. 

Biografía del autor/a

Thabata Fonseca de Oliveira, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (PPGE/UFRJ). Mestre em Geografia (UFF). Especialista em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território (UERJ). Licenciada em Geografia (UFF). Professora de Geografia do Instituto Nacional de Educação de Surdos e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdez (GEPeSS/UFRJ).

Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro (INES)

Graduação em Psicologia (UFRJ, 1972), mestrado em Educação (UERJ, 1995) e doutorado em Psicologia (UnB, 2005). Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez (GEPeSS) da UFRJ.

 

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Publicado

2019-07-15

Cómo citar

Oliveira, T. F. de, & Kelman, C. A. (2019). INFÂNCIA E ESPAÇO: CRIANÇAS, ESPACIALIDADES E ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS. GEOFRONTER, 2(5). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3724