GEOGRAFIA E LITERATURA: UM ELO POSSÍVEL POR MEIO DA OBRA “O QUINZE”, DE RAQUEL DE QUEIROZ
Visualizações: 991Palabras clave:
Ensino de Geografia, Literatura, Raquel de Queiroz, O Quinze, Seca.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo geral discutir as possibilidades de utilização de obras literárias no ensino de Geografia. Assim, falaremos inicialmente sobre a trajetória da Geografia enquanto ciência, discorrendo sobre os problemas que a mesma vem enfrentando ao longo dos anos. Posteriormente consideraremos a correlação existente entre Geografia e Literatura, apontando as contribuições que esse segundo campo de estudo pode trazer para as aulas de Geografia. Portanto, de posse dessas discussões iniciais, o objetivo específico é darmos ênfase à obra literária – “O Quinze” de Raquel de Queiroz, pelo viés do regionalismo nordestino, representado pelo fenômeno natural – “SECA”, e como o professor pode se apropriar dessa obra como objeto de estudo geográfico para a sua prática pedagógica.
Citas
AB‘SÁBER, Aziz Nacib. Caatingas: O domínio dos sertões secos. In:___. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 83-100.
ALBUQUERQUE, Júnior, Durval Muniz de. Espaços da sociedade. In:__________. A invenção do nordeste e outrora artes. 3° ed. Recife: fjn. Massagana: São Paulo: Cortez, 2006. p. 65-182.
ANTUNES, W. Lendo e formando leitores: orientações para o trabalho com a literatura infantil: Circuito Campeão. São Paulo, Global, 2005.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CONTI, José Bueno; FURLAN, Sueli Angelo. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. In: ROSS, JurandyrL.Sanches (org.). Geografia do Brasil. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2008.
COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil – 19ª Ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
HELD, J. O Imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica: Trad., 1980.
MARANDOLA JR, Eduardo. Humanismo e arte para uma Geografia do conhecimento. In Anais do Primeiro Congresso de Historia do Pensamento Geográfico. Universidade Federal de Uberlândia, 28 a 30 de Abril de 2008.
MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. História da Literatura brasileira: prosa e ficção-1870-1920.3.ed. Rio de Janeiro: 1973.
MORERA, Ruy. Ontologia. In: Pensar e ser em Geografia. 2ª reimpressão- São Paulo: Contexto, 2010. p. 131-182.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Educa. Lisboa, 2002.
PARAÍBA, GOVERNO DO ESTADO DA. Secretaria de Educação e Cultura, Inserção da disciplina no ensino fundamental e seus objetivos. In: Referências Curriculares no Ensino Fundamental. Ciências Humanas, Ensino Religioso e Diversidade Socio-cultural. Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Educação e Cultura. Gerência Executiva da Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo, SEC/Grafset, 2010.
PONTUSCHKA, NidiaNacib; PAGANELLI ,TomokoIyda; CACETE, NúriaAnglei. Textos escritos. In:_________. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 217- 258.
QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. 21ª ed. São Paulo. Livraria José Olimpo Editora (Coleção Sagrana, Vol.18) 1977.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. – 4ª Ed. 2ª reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2006 – (coleção Milton Santos:1).
SILVA, Roberto Marinho Alves da. Entre o combate à seca e a convivência com o semi-árido: transições paradigmáticas e sustentabilidade do desenvolvimento. – Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2008.
TEIXEIRA, Ana Lucia. Novas Linguagens no Ensino de Geografia. 10º Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia. Setembro de2009, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT1/tc1%20(46).pdf>. Acesso em 27 de jan. 2020.
WELLEK, René. WARREN, Austin. Teoria da Literatura e metodologia dos estudos literários. Tradução Luís Carlos Borges; revisão da tradução Silvana Vieira; revisão técnica Valter Lellis Siqueira. – São Paulo: Martins Fontes, 2003 – (coleção leitura e critica).
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 8ª ed., 1994.