PROPOSTA DE PLANEJAMENTO DAS AULAS DE GEOGRAFIA REGIONAL PARA TURMAS DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizações: 716Palabras clave:
Geografia, planejamento, professor.Resumen
Resumo: O objetivo desta Proposta de Intervenção foi oportunizar momentos de pesquisas e práticas reflexivas para a elaboração do planejamento das aulas de Geografia, visto que foi observado, no desenvolver da pesquisa titulada “A Geografia Regional nas Orientações Curriculares e no Livro Didático na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS” apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a necessidade de contribuir com o fazer pedagógico dos professores no que tange ao planejamento das aulas de Geografia na temática Regional com a elaboração de um acervo digital com sugestões para consultas ao elaborar as aulas, além da realização de uma oficina no formato já desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino contemplando o Componente Curricular de Geografia.
Citas
ANDRADE, E.S. A Geografia Regional nas Orientações Curriculares e no Livro Didático na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS. 2020 152f. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Campo Grande -MS. 2020
BRASIL. Ministério da Educação; - Base Nacional Comum Curricular. CNE/CP Resolução nº 2 de 22/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em 18 de agosto de 2019.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/campo-grande/panorama Acesso em 26 de agosto de 2020.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. CEDES, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, ago. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 29 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006.
CAMPO GRANDE, MS. Texto da Lei. Plano Diretor De Desenvolvimento Urbano Ambiental De Campo Grande (PDDUA) PLANURB – Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano. 2017. Disponível em: http://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/wp-content/uploads/sites/18/2017/12/ANEXO-4.pdf Acesso em 28 de março de 2020.
CAMPO GRANDE, MS. Orientações Curriculares – Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano Secretaria Municipal de Educação. Superintendência de Políticas Educacionais. Núcleo de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Campo Grande – MS, 2016.
CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. 7ª Edição. São Paulo. Editora Ática. 2000.
CUNHA, Luiz Alexandre Gonçalves. Sobre o conceito de região. Revista História Regional. V. 5 n. 2. Publicado em 2007-09-28. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2107/1588 Acesso em 16 de outubro de 2019.
HAESBAERT, Rogério. Região, Diversidade Territorial e Globalização. Revista Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF v. 1, n. 1 (1999). Disponível em: http://periodicos.uff.br/geographia/issue/view/819 Acesso em 06 de novembro de 2019.
PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf Acesso em 15 de fevereiro de 2020.
SANTOS, Juliana de Jesus. Ensino de geografia nos anos iniciais: leitura de mundo através de conceitos e mapas. Poiésis Pedagógica-v.5/6-p.95-112-jan. /2008. Disponível em:
https://doi.org/10.5216/rpp.v6i1.10840 Acesso em 17 de agosto de 2019.