ASPECTOS TERRITORIAIS, CARTOGRÁFICOS E COMPORTAMENTAIS:
CORRELAÇÕES ENTRE O XADREZ E O ENSINO DE GEOGRAFIA
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https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.8213Palabras clave:
Ensino; Xadrez; Geografia.Resumen
Existem vários estudos relacionando as vantagens do ensino e prática do xadrez com um melhor desempenho do discente na escola. Porém, quando se trata especificamente do ensino de Geografia, esses estudos se escasseiam. Assim, esse trabalho procurou fazer uma relação específica com essa disciplina, procurando mostrar como o xadrez pode auxiliar nos processos, habilidades e competências da Geografia. Pasa isso, foi feito um projeto de ensino de xadrez com alunos do ensino médio em três escolas públicas, depois foi aplicado um estudo controlado randomizado agrupado. Para melhor eficiência do estudo também foram analisados um grupo de controle de alunos, possibilitando assim uma melhora análise dos resultados. Dentre os diversos resultados encontrados, merecem destaque uma melhora da concentração dos discentes e a possível conexão das coordenadas geográficas com a notação algébrica.
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