EXPERIÊNCIAS DO ENSINO REMOTO: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA (UNIMONTES) EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Visualizações: 732DOI :
https://doi.org/10.61389/geofronter.v8.6778Mots-clés :
Ensino remoto; Estágio em Geografia; Isolamento social.Résumé
As licenciaturas, diferentemente, dos demais cursos oferecidos nas instituições de ensino superior, requerem uma atenção especial, pois o que está em pauta é a formação profissional das futuras gerações de docentes. No início do ano de 2020, a educação, em nível mundial, passou por uma adaptação abruptada de ensino presencial para a instrução remota, devido as mediadas de isolamento social impostas por governos durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus. No contexto brasileiro, tanto os professores quanto os alunos tiveram dificuldades para cumprirem as atividades não presenciais. Mediante essa realidade, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de licenciatura, em Geografia, da Universidade Estadual de Montes Claros. Os procedimentos metodológicos foram pautados em revisão de literatura a respeito de temáticas relacionadas ao estágio e ensino remoto emergencial durante a pandemia, leis e resoluções pertinentes as medidas tomadas para enfrentamento da realidade pandêmica e breve relato sobre a realização da prática.
Références
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas -Educação, v. 8, n. 3, pp. 348-365, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
ANDRADE, Natália Avilla. Como avaliar os alunos do ensino fundamental durante o período de ensino remoto. Revista Educar e Evoluir, v.1 n.3 pp. 7-23, 2021.
ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, pp. 257-275, 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621
BORGES, Igo Marinho Serafim et al. A importância do estágio supervisionado e do planejamento para a formação do professor de geografia: relato de experiência. Research, Society and Development, v.9, n.9, p. e541997566-e541997566, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7566
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 30 mai. 2021.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 31 mai. 2021.
BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Brasília, 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-2611924872. Acesso em: 31 mai. 2021.
BRITO, Glaucia da Silva Brito; COSTA, Maria Luísa Furlan. Apresentação – Cultura digital e educação: desafios e possibilidades. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, pp. 01-07, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76482
DORIA, Rosangela; ALCANTARA, Caio Guimarães; LINHARES, Ronaldo. Letramento, multimeios e aprendizagem: reflexões sobre as mídias na educação. Ideias & Inovação, Aracaju, v. 5, n.3, p. 115-126, 2020.
FERENC, Alvanize Valente Fernandes; DEROSSI, Caio Corrêa. O estágio curricular na formação inicial de professores: um recorte de produções. Argumentos Pró-Educação, v. 6, pp. 28-41, 2021. DOI: https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e819
FREITAS, Bruno Miranda; COSTA, Elisangela André da Silva; LIMA, Maria Socorro Lucena. O estágio curricular supervisionado e construção da profissionalidade docente. Expressão Católica, v. 6, n. 1, pp. 36-42, 2017. DOI: https://doi.org/10.25190/rec.v6i1.2090
GOTTI, Alessandra. Como avaliar em tempos de pandemia? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19435/como-avaliar-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 06 de out. 2021.
LEÃO, Marcos Lorran Paranhos; OLIVEIRA, Maria Tereza Damasceno de; MANDÚ, Thamyris Mariana Camarote. Educação escolar na pandemia: políticas públicas do Estado de Minas Gerais, Brasil, no enfrentamento da crise do novo coronavírus. Anais do CIET: EnPED:2020 - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos, ago. 2020.
MANSANI, Mara. 7 pontos para repensar o processo de avaliação durante a pandemia. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/20432/7-pontos-para-repensar-o-processo-de-avaliacao-durante-a-pandemia. Acesso em 06 de out. 2021.
MARQUES, Stela; OLIVEIRA, Thiago. Educação, ensino e docência: reflexões e perspectivas. Reflexão e Ação, v. 24, n. 3, p. 189-211, 2016. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7346
NASCIMENTO, Lívia Danielle Rodrigues do. O ensino de geografia em tempos de pandemia: o uso das TDICs, o papel da escola e os desafios da prática docente. 56f. Monografia (Graduação em Geografia: licenciatura). Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2021.
SANTOS, Diel. Fechamento de 2020: para repensar a forma de avaliar. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19955/fechamento-de-2020-para-repensar-a-forma-de-avaliar. Acesso em: 06 de out. 2021.
SANTOS, Victor. Ensino remoto: como ficam as devolutivas e feedbacks aos alunos? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19751/ensino-remoto-como-ficam-as-devolutivas-e-feedbacks-aos-alunos. Acesso em: 06 de out. 2021.
SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura, v. 4, n. 11, pp. 81-89, 2020.
WATANABE, Cláudia Akiko Arakawa; COSTA, Valter de Almeida. Possibilidades da tecnologia digital de informação e comunicação na educação com perspectivas críticas e emancipatórias. Braz. J. of Develop, Curitiba, v. 6, n. 12, p.101015-101020, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-552
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os autores concedem à revista GEFRONTER os direitos autorais sobre o texto aceito para publicação. Autorizações especiais podem ser concedidas mediante aceite do editor do periódico.