EXPERIÊNCIAS DO ENSINO REMOTO: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA (UNIMONTES) EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Visualizações: 732

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/geofronter.v8.6778

Mots-clés :

Ensino remoto; Estágio em Geografia; Isolamento social.

Résumé

As licenciaturas, diferentemente, dos demais cursos oferecidos nas instituições de ensino superior, requerem uma atenção especial, pois o que está em pauta é a formação profissional das futuras gerações de docentes. No início do ano de 2020, a educação, em nível mundial, passou por uma adaptação abruptada de ensino presencial para a instrução remota, devido as mediadas de isolamento social impostas por governos durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus. No contexto brasileiro, tanto os professores quanto os alunos tiveram dificuldades para cumprirem as atividades não presenciais. Mediante essa realidade, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de licenciatura, em Geografia, da Universidade Estadual de Montes Claros. Os procedimentos metodológicos foram pautados em revisão de literatura a respeito de temáticas relacionadas ao estágio e ensino remoto emergencial durante a pandemia, leis e resoluções pertinentes as medidas tomadas para enfrentamento da realidade pandêmica e breve relato sobre a realização da prática.

Bibliographies de l'auteur

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor  em  Geografia  pela  Universidade  Federal  de  Minas  Gerais.  Professor  na  Universidade  Estadual  de Montes Claros.

Matheus Almeida Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduando em Geografia pela Universidade  Estadual  de Montes Claros

Caio Carvalho Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduando em Geografia pela Universidade  Estadual  de Montes Claros

Références

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas -Educação, v. 8, n. 3, pp. 348-365, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365

ANDRADE, Natália Avilla. Como avaliar os alunos do ensino fundamental durante o período de ensino remoto. Revista Educar e Evoluir, v.1 n.3 pp. 7-23, 2021.

ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, pp. 257-275, 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621

BORGES, Igo Marinho Serafim et al. A importância do estágio supervisionado e do planejamento para a formação do professor de geografia: relato de experiência. Research, Society and Development, v.9, n.9, p. e541997566-e541997566, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7566

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 30 mai. 2021.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 31 mai. 2021.

BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Brasília, 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-2611924872. Acesso em: 31 mai. 2021.

BRITO, Glaucia da Silva Brito; COSTA, Maria Luísa Furlan. Apresentação – Cultura digital e educação: desafios e possibilidades. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, pp. 01-07, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76482

DORIA, Rosangela; ALCANTARA, Caio Guimarães; LINHARES, Ronaldo. Letramento, multimeios e aprendizagem: reflexões sobre as mídias na educação. Ideias & Inovação, Aracaju, v. 5, n.3, p. 115-126, 2020.

FERENC, Alvanize Valente Fernandes; DEROSSI, Caio Corrêa. O estágio curricular na formação inicial de professores: um recorte de produções. Argumentos Pró-Educação, v. 6, pp. 28-41, 2021. DOI: https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e819

FREITAS, Bruno Miranda; COSTA, Elisangela André da Silva; LIMA, Maria Socorro Lucena. O estágio curricular supervisionado e construção da profissionalidade docente. Expressão Católica, v. 6, n. 1, pp. 36-42, 2017. DOI: https://doi.org/10.25190/rec.v6i1.2090

GOTTI, Alessandra. Como avaliar em tempos de pandemia? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19435/como-avaliar-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 06 de out. 2021.

LEÃO, Marcos Lorran Paranhos; OLIVEIRA, Maria Tereza Damasceno de; MANDÚ, Thamyris Mariana Camarote. Educação escolar na pandemia: políticas públicas do Estado de Minas Gerais, Brasil, no enfrentamento da crise do novo coronavírus. Anais do CIET: EnPED:2020 - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos, ago. 2020.

MANSANI, Mara. 7 pontos para repensar o processo de avaliação durante a pandemia. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/20432/7-pontos-para-repensar-o-processo-de-avaliacao-durante-a-pandemia. Acesso em 06 de out. 2021.

MARQUES, Stela; OLIVEIRA, Thiago. Educação, ensino e docência: reflexões e perspectivas. Reflexão e Ação, v. 24, n. 3, p. 189-211, 2016. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7346

NASCIMENTO, Lívia Danielle Rodrigues do. O ensino de geografia em tempos de pandemia: o uso das TDICs, o papel da escola e os desafios da prática docente. 56f. Monografia (Graduação em Geografia: licenciatura). Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2021.

SANTOS, Diel. Fechamento de 2020: para repensar a forma de avaliar. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19955/fechamento-de-2020-para-repensar-a-forma-de-avaliar. Acesso em: 06 de out. 2021.

SANTOS, Victor. Ensino remoto: como ficam as devolutivas e feedbacks aos alunos? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19751/ensino-remoto-como-ficam-as-devolutivas-e-feedbacks-aos-alunos. Acesso em: 06 de out. 2021.

SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura, v. 4, n. 11, pp. 81-89, 2020.

WATANABE, Cláudia Akiko Arakawa; COSTA, Valter de Almeida. Possibilidades da tecnologia digital de informação e comunicação na educação com perspectivas críticas e emancipatórias. Braz. J. of Develop, Curitiba, v. 6, n. 12, p.101015-101020, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-552

Téléchargements

Publiée

2022-02-08

Comment citer

Carvalho Alves, R. de, Almeida Costa, M., & Carvalho Santos, C. (2022). EXPERIÊNCIAS DO ENSINO REMOTO: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA (UNIMONTES) EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL . GEOFRONTER, 8. https://doi.org/10.61389/geofronter.v8.6778

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice