GOOGLE EARTH PRO E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DA CARTOGRAFIA

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Palavras-chave:

geotecnologias, pesquisa científica, monitoria acadêmica.

Resumo

O presente trabalho consiste em apresentar a importância dos projetos de monitoria acadêmica, com ênfase no uso do programa Google Earth Pro (GEP) como ferramenta de apoio nos estudos de cartografia em sala de aula e práticas de campo. A pesquisa foi desenvolvida através da metodologia descritiva e de pesquisa-ação; sendo realizada inicialmente por meio da monitoria na disciplina de Cartografia Básica, no curso de Geografia, da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. A monitoria se desenvolveu através de acompanhamento com os alunos da disciplina supracitada, em atividades teóricas e práticas, a fim de conhecer as suas dificuldades, assessorando-os em suas necessidades. No decorrer da pesquisa foi possível perceber que, programas gratuitos, com destaque para o Google Earth Pro, oferecem grande potencial para o ensino da cartografia, podendo ser utilizados para confeccionar mapas de localização, fazer reconhecimento de terreno e traçar rotas com a demarcação dos principais pontos desejados. Assim, o programa quando trabalhado no ensino superior, possibilita aos alunos aprender a confeccionar seus próprios produtos cartográficos, bem como, abre portas para que os discentes obtenham domínio das suas ferramentas e possam utilizá-las como recurso didático no ensino básico, quando professores.

Biografia do Autor

Thaís de Oliveira Guimarães, Universidade de Pernambuco

Doutora em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco - Linha de pesquisa: Geologia Sedimentar e Ambiental. Cursou parte do doutorado em regime de intercâmbio sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Ato Douro (UTAD - Portugal - Ano de 2015 pela CAPES). Mestre em Geociências pela UFPE (2013). Especialista em Ciências Ambientais pelo CINTEP-PB (2010). Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável. Trabalha principalmente com Desenvolvimento territorial sustentável, Geodiversidade, Geoconservação (Geoparques e Geoturismo) e divulgação das Geociências nos espaços formais e não formais de ensino por meio da elaboração e aplicação de material geoeducativo alternativo. Recebeu menção honrosa do prêmio de Teses CAPES 2017, pelo reconhecimento da relevância do trabalho nas geociências. Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE/PETROLINA). Atualmente é vice coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia da UPE/Petrolina. Coordenadora da Rede de Estudos em Geoeducação, Geocomunicação e Sustentabilidade - REGECOS. Email: thais.guimaraes@upe.br http://orcid.org/0000-0002-2907-3209

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Publicado

2020-09-16

Como Citar

Silva, J. dos S., & Guimarães, T. de O. (2020). GOOGLE EARTH PRO E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DA CARTOGRAFIA. GEOFRONTER, 6(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/5141

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