A LINGUÍSTICA TEXTUAL SOB A PERSPECTIVA SOCIOCOGNITVA DA LINGUAGEM: BREVE DEBATE

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Autores

  • Sueder Souza UTFPR.
  • Andréia de Fátima Rutiquewiski Gomes UTFPR.

Palavras-chave:

Linguística Textual. Sóciocognição. Linguagem e Cognição.

Resumo

A relação estabelecida entre a linguagem e a cognição é estreita, interna e de recíproca
constitutividade, supõem-se que “não há possibilidades integrais de pensamentos ou domínios cognitivos
fora da linguagem, nem possibilidades de linguagem fora de processos interativos humanos.” (KOCH,
2009, p. 32). Sendo assim, compete à Linguística Textual partir em um enfoque sociocognitivointeracionista, se debruçando sobre uma prospectiva social, com vistas na demanda em que os modos de
comunicação tornam-se cada vez mas imprescindíveis e até mesmo determinantes, pela condição de
organização cognitiva do mundo (ANTOS & TIETZ, 1997 apud KOCH, 2009, p. 174). Assim, de acordo
com esse cenário buscamos explicitar a evolução cultural da geração (e re-geração), organização e
transmissão de formas de cognição social e de formas de uso social do conhecimento, inclusive formas de
distribuição sócio-comunicativa e cognitiva (ANTOS & TIETZ, 1997 apud KOCH, 2009, p. 174), ou
seja, lançar luzes tanto a teoria social quanto a teoria cognitiva, dissertando sob o construto da
sociocognição com vistas na Linguística Textual.

Biografia do Autor

Sueder Souza, UTFPR.

Discente do Curso de Letras Português - Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná –
UTFPR, Curitiba, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq e membro dos Grupos de Pesquisa
em Estudos da Linguagem e Estudos do Som da Fala.

Andréia de Fátima Rutiquewiski Gomes, UTFPR.

Doutora em Linguística e Docente do Curso de Letras da Universidade Tecnonógica Federal do Paraná -
UTFPR.

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Publicado

2019-04-11

Como Citar

Souza, S., & Rutiquewiski Gomes, A. de F. (2019). A LINGUÍSTICA TEXTUAL SOB A PERSPECTIVA SOCIOCOGNITVA DA LINGUAGEM: BREVE DEBATE. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 10(10). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3508