A escrita literária e suas contribuições para uma educação desenvolvente

Visualizações: 78

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i22.6766

Palavras-chave:

Escrita literária, Teoria Histórico-Cultural, Educação desenvolvente.

Resumo

O artigo apresenta relato de experiência sobre a escrita literária como Atividade que proporciona uma educação desenvolvente. Consciente de que o aprendizado ocorre por meio da Atividade social e culturalmente mediada e que a escola é o espaço privilegiado para apresentar aos alunos a cultura mais elaborada, desenvolvi o projeto Escrita literária: desafios e possibilidades cujo objetivo foi proporcionar aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Rondônia, campi Cacoal e Porto Velho Calama, a escrita significativa. Os resultados obtidos permitem a afirmação de que quando os professores criam novas necessidades nos alunos, respeitam a união indissociável entre afetivo e cognitivo, estes sentem-se motivados para aprender e veem sentido no que fazem. Dessa forma, por meio da Atividade, tem-se elementos que subsidiam uma educação humanizadora e desenvolvente conforme defende a Teoria Histórico-Cultural que permeará essa discussão.

Biografia do Autor

Andreia Santos Oliveira, Instituto Federal de Rondônia

Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal de Rondônia.

Referências

ASBARCH, Flávia da Silva Ferreira; NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Criança Não é Manga, não amadurece: conceito de maturação na teoria histórico-cultural. 2013. Disponível em: http://geplei.sites.ufms.br/files/2015/10/Criança-não-é-manga.pdf. Acesso em 15 mar.2018.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Vigotski e o processo de ensino-aprendizagem: a formação de conceitos. In: MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima; MILLER, Stela (orgs).Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações metodológicas.2.ed. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, Marilia, SP: Cultura Amazônica, 2010.

GOMES, Claudia Aparecida Valderramas. O lugar do afetivo no desenvolvimento da criança: Implicações educacionais. Disponível em: http://geplei.sites.ufms.br/files/2015/10/O-lugar-afetivo-no-desenv.-da-criança.pdf. Acesso em: 12 mar.2018.

LEONTIEV, Alexei. Uma Contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: VIGOTSKII, Lev S;LURIA, Alex; LEONTIEV, Alexei. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.11. Ed. São Paulo: Ícone, 2001.

MELLO, Suely Amaral. Algumas implicações pedagógicas da Escola de Vygotsky para a educação infantil. 1999. Volume 10. N.1(28). Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1990/28-artigos-mellosa.pdf. Acesso em 25 mar.2018.

MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Volume 25. 2007. Infância e Humanização. In: Perspectiva - Revista do Centro de Ciências da educação. Volume 25, n. 1- janeiro/julho 2007. Florianópolis.

MELLO, Suely Amaral. Ensinar e aprender a linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural. Volume 10.2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4000981.pdf. Acesso em 25 mar.2018.

REPKIN, Vladimir.V. Ensinodesenvolvente eatividade de estudo. Journal of Russian and East European Psychology, Volume. 41, nº. 4, setembro- outubro 2003, pp. 10-33. Disponível em: www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/2505. Acesso em25 mar.2018. DOI: https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405410510

VYGOTSKI, Lev.Semenovich. Obras escogidas II. Madrid, Centro de Publicacionesdel M.E.C. y Visor Distribuciones, 1993.VIGOTSKII, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução Maria da Penha Vilalobos. 7.ed.São Paulo: Ícone, 2001.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. Tradução José Cipolla Neto; Luis Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes: 1989.

VIGOTSKI, Lev. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: MartinsFontes, 1996.

Downloads

Publicado

06-06-2024

Como Citar

Oliveira, A. S. (2024). A escrita literária e suas contribuições para uma educação desenvolvente. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(22). https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i22.6766