Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo de texto (artigo, resumo, resumo expandido) está de acordo com o modelo (template) fornecido pela Revista Barbaquá, disponível em https://docs.google.com/document/d/195tl4d1Eal1J8cdh9muOcEDYpLl5U2YJ/edit?usp=sharing&ouid=113011404324213507029&rtpof=true&sd=true
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas.
-
Plágio: Não um conceito único ou um modelo de identificar e determinar o plágio, entretanto há uma série de estudos e discussões sobre esta prática. Para Ramos e Pimenta (2013, p.205) o “plágio se caracteriza pelo fato do agente assinar ou apresentar como sua uma obra intelectual que contenha a íntegra ou partes de uma obra que pertencente a outrem sem conferir-lhe créditos”. Os autores destacam que no Brasil, plágio é crime. A subtração de propriedade intelectual é equiparada ao furto. Portanto, a Barbaquá passará todos os manuscritos enviados por programa de detecção de plágio. Caso seja constatado plágio (autoplágio ou intencional) os autores serão punidos: seu texto não será publicado e não poderão publicar na revista pelo período de 18 meses.
Referência:
RAMOS, F.S.; PIMENTA, M.A.A. Plágio, propriedade intelectual e produção acadêmica: uma discussão necessária. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v.8, n.2, p.204-218, 2013. Disponível: DOI: 10.5902/198136948982
Artigos
Artigos inéditos: textos originais com abordagens teórico-prática referentes à ação de extensão que contenham relatos de trabalhos concluídos ou com resultados relevantes, destacando o impacto da ação de extensão para a sociedade. Tais trabalhos deverão conter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo, 15 (quinze).
Relato de experiência
Relatos de experiência: trabalhos referentes às ações de extensão, quando o enfoque é o trabalho desenvolvido ou a forma de realizá-lo e não especificamente seu impacto social. Neste tipo de texto deve-se retratar a ação de extensão desenvolvida com abordagem autocrítica. Tais tipos de manuscritos devem conter entre 5 (cinco) e 10 (dez) páginas.
Artigo de Opinião
Artigos de opinião: Textos reflexivos e críticos com a finalidade de disseminar conhecimento de políticas e ações de extensão, compartilhar ponto de vista, ou defender uma causa. O texto é argumentativo e o autor deve usar fonte ou estudos confiáveis. Exige-se estilo formal e língua culta. Sugere-se a seguinte estrutura: introdução (problema ou tese), desenvolvimento (argumentos e justificativas) e conclusão (raciocínio argumentativo e o fechamento). Esse tipo de texto não pode ultrapassar 6 (seis) páginas.Resenhas
Resenhas de livros e revistas recentemente publicados: resenhas críticas de livros e revistas desenvolvidos na área, publicados nos últimos três anos (tendo como ano de referência, a data da submissão). Tais textos devem ter, no máximo, 3 (três) páginas.Copyright Notice

A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.