Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • No item Comentários para o Editor, indique dois possíveis consultores científicos (Nome, Instituição e e-mail), bem como a justificativa para indicação destes nomes. A revista se reserva ao direito de encaminhar ou não para os consultores indicados pelo autor.
  • Plágio:  Não um conceito único ou um modelo de identificar e determinar o plágio, entretanto há uma série de estudos e discussões sobre esta prática. Para Ramos e Pimenta (2013, p.205) o “plágio se caracteriza pelo fato do agente assinar ou apresentar como sua uma obra intelectual que contenha a íntegra ou partes de uma obra que pertencente a outrem sem conferir-lhe créditos”.  Os autores destacam que no Brasil, plágio é crime. A subtração de propriedade intelectual é equiparada ao furto. Portanto, a Barbaquá passará todos os manuscritos enviados por programa de detecção de plágio. Caso seja constatado plágio (autoplágio ou intencional) os autores serão punidos: seu texto não será publicado e não poderão publicar na revista pelo período de 18 meses.

    Referência:

    RAMOS, F.S.; PIMENTA, M.A.A. Plágio, propriedade intelectual e produção acadêmica: uma discussão necessária. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v.8, n.2, p.204-218, 2013. Disponível: DOI: 10.5902/198136948982

Author Guidelines

1)    Diretrizes Gerais para Autores

Revista Barbaquá de Extensão e Cultura é o veículo oficial de divulgação para a publicação de trabalhos, com resultados de ações de extensão universitária, nas áreas de: Comunicação, Cultura, Desporto, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho. Para submissão de manuscritos, deverão ser observados os seguintes itens:

a)    Serão aceitos trabalhos em fluxo contínuo;

b)    Barbaquá aceita apenas submissões de autores(as) graduandos, mestrandos e doutorandos (em coautoria com seus respectivos orientadores), graduados, especialistas, mestres e doutores, que desenvolvam atividades de extensão;    

c)    Serão aceitos trabalhos em portuguêsespanholinglês ou francês;

d)     É obrigatório o cadastro de todos os autores no sistema da revista. Em caso de coautoria, todos os autores devem ser incluídos nos metadados da submissão pelo autor que submeter o texto;

e)     É obrigatório o registro, nos metadados da submissão, da instituição de ensino a que os autores estão vinculados e de sua titulação (em "Resumo da Biografia");

f)    É igualmente obrigatório o registro, nos metadados da submissão, da ID na base ORCID (https://orcid.org/) de todos os autores, no seguinte formato: http://orcid.org/0000-0000-0000-0000 ;

g)    O material deverá vir devidamente revisado pelo autor;

h)      Para a decisão avaliativa dos pareceristas há quatro opções, a saber: 1) aceitar; 2) correções obrigatórias; 3) submeter novamente para avaliação; 4) Rejeitado.

 

  • O prazo para a realização das “2) correções obrigatórias” de artigos aceitos é de 15 (quinze dias). Em caso de não atendimento das correções no prazo estipulado, o artigo será rejeitado pela Revista.

 

i)     O trabalho, original e inédito, não deve ser submetido a outra publicação concomitantemente.

ATENÇÃO: Os autores devem conferir se o endereço de e-mail registrado em seu perfil está atualizado, para que recebam as notificações do sistema. Devem também ficar atentos às suas caixas de spam.

 

2)    Seções da Revista:

 

a)    Artigos inéditos: textos originais com abordagens teórico-prática referentes à ação de extensão que contenham relatos de trabalhos concluídos ou com resultados relevantes, destacando o impacto da ação de extensão para a sociedade. Tais trabalhos deverão conter, no máximo, 15 (quinze) páginas.

 

b)    Relatos de experiência: trabalhos referentes às ações de extensão, quando o enfoque é o trabalho desenvolvido ou a forma de realizá-lo e não especificamente seu impacto social. Neste tipo de texto deve-se retratar a ação de extensão desenvolvida com abordagem autocrítica. Tal tipo de manuscrito não pode ultrapassar 15 (quinze) páginas.

 

c)     Artigos de opinião: Textos reflexivos e críticos com a finalidade de disseminar conhecimento de políticas e ações de extensão, compartilhar ponto de vista, ou defender uma causa. O texto é argumentativo e o autor deve usar fonte ou estudos confiáveis. Exige-se estilo formal e língua culta. Sugere-se a seguinte estrutura: introdução (problema ou tese), desenvolvimento (argumentos e justificativas) e conclusão (raciocínio argumentativo e o fechamento). Esse tipo de texto não pode ultrapassar 6 (seis) páginas.

 

d)    Resenhas de livros e revistas recentemente publicados: resenhas críticas de livros e revistas desenvolvidos na área, publicados nos últimos três anos (tendo como ano de referência, a data da submissão). Tais textos devem ter, no máximo, 3 (três) páginas.

 

3)    Apresentação dos originais:

 

a)     Os manuscritos serão submetidos através do sistema on-line (http://http://periodicosonline.uems.br/index.php/REB/). Pede-se que, ao submeter o manuscrito, o autor indique dois possíveis consultores científicos (Nome, Instituição e e-mail), bem como a justificativa para indicação destes nomes. A revista se reserva ao direito de encaminhar ou não para os consultores indicados pelo autor.

b)    O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado. Deve dar uma ideia precisa do conteúdo e ser o mais curto possível. Um título abreviado deve ser fornecido para impressão no cabeçalho das páginas.

c)     Cada artigo deverá ser acompanhado de um resumo em português, com versão em inglês e espanhol. O Resumo, Abstract e Resumen devem ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, os métodos, os resultados, o público atendido e as conclusões do trabalho. Deverá ser iniciada imediatamente abaixo das palavras Resumo, Abstract e ResumenNão deve conter referências bibliográficas. Deve ser redigido em um único parágrafo e sem recuo.

d)     Palavras-chave (entre 3 e 5) em português, inglês e espanhol. As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo vir no singular, ordenadas do geral para o específico e separadas por ponto (.).

e)      Referências em acordo com a norma da ABNT mais recente;

f)     A revisão textual e gramatical do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do texto. A Comissão Editorial, entretanto, reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as necessárias alterações no trabalho.

 

4)    Formatação

a) Margens: Superior e esquerda: 3,0 e Inferior e direita: 2,0.

b) O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5;

c) Devem ser utilizadas aspas para citações de até três linhas dentro de um parágrafo; citações mais longas, devem ser destacadas, em parágrafo separado, com adentramento 4, precedidas e seguidas de uma linha em branco, digitadas em Times New Roman, corpo 10, sem aspas e com espaçamento simples.

d) As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se restringir ao último sobrenome do autor, à data de publicação e à página, quando necessário. Ex.: (SILVA, 2005, p. 32). Se o nome do autor estiver citado no texto, indicam-se apenas a data e a página.   Havendo dois nomes, usar: (SILVA; GONÇALVES, 2005, p.102) e, em caso de mais de três autores, usar et al: (SILVA et al, 2005, p.102). Devem ser evitadas referências a dados não publicados ou em fase de publicação, sendo sua necessidade avaliada pelo editor associado. Não será permitido o uso de "idem", "ibidem", "op cit".

e) As figuras e as tabelas devem ser nomeadas por extenso (Figura 1, Tabela 1) e numerados por algarismos arábicos. Consideram-se os mapas, as fotos e os gráficos como figuras. A legenda da figura deve ser posicionada em sua porção inferior, enquanto a tabela apresenta legenda na porção superior. As figuras e as tabelas devem ser utilizadas quando estritamente necessárias e devem ser produzidas de forma a serem claras e autoexplicativas, bem como suas legendas.

f) As notas de rodapé são destinadas a explicações complementares, não devendo ser utilizadas para a citação de referências bibliográficas.

g) As referências devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023), ordenadas alfabética e cronologicamente. Dois ou mais autores devem ser separados por ponto e vírgula (;). Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. Adotar o formato apresentado nos seguintes exemplos:

ARAKAKI, S. Dourados: memórias e representações de 1964. Dourados-MS: Ed. UEMS,  2008. 156p.

GAMBELLI, L.; GRESSLER, O. “2000 Fatores determinantes da germinação do trigo.” In: Congresso Brasileiro de Sementes, 28., 2000. Mato Grosso. Resumos. Mato Grosso: Associação Brasileira de Produtores de Sementes, p. 43.

FRIGERI, M.; MONTEIRO, M. S. A. Qualis Periódicos: indicador da política científica no Brasil? Estudos de Sociologia, Araraquara, v.19, n.37, p.299-315, 2014. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/estudos>. Acesso em: 5 mar. 2016.

NETO, A. C.; CASTRO, A. M. D. A pós-graduação como espaço de produção do conhecimento: uma reflexão sobre a Área de Educação. In: CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. Educação Superior e produção do conhecimento: utilitarismo, internacionalização e novo contrato social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015, p.201 - 230.

Artigos

Artigos inéditos: textos originais com abordagens teórico-prática referentes à ação de extensão que contenham relatos de trabalhos concluídos ou com resultados relevantes, destacando o impacto da ação de extensão para a sociedade. Tais trabalhos deverão conter, no máximo, 15 (quinze) páginas.

Relato de experiência

Relatos de experiência: trabalhos referentes às ações de extensão, quando o enfoque é o trabalho desenvolvido ou a forma de realizá-lo e não especificamente seu impacto social. Neste tipo de texto deve-se retratar a ação de extensão desenvolvida com abordagem autocrítica. Tal tipo de manuscrito não pode ultrapassar 15 (quinze) páginas.

Artigo de Opinião

Artigos de opinião: Textos reflexivos e críticos com a finalidade de disseminar conhecimento de políticas e ações de extensão, compartilhar ponto de vista, ou defender uma causa. O texto é argumentativo e o autor deve usar fonte ou estudos confiáveis. Exige-se estilo formal e língua culta. Sugere-se a seguinte estrutura: introdução (problema ou tese), desenvolvimento (argumentos e justificativas) e conclusão (raciocínio argumentativo e o fechamento). Esse tipo de texto não pode ultrapassar 6 (seis) páginas.

Resenhas

Resenhas de livros e revistas recentemente publicados: resenhas críticas de livros e revistas desenvolvidos na área, publicados nos últimos três anos (tendo como ano de referência, a data da submissão). Tais textos devem ter, no máximo, 3 (três) páginas.

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