Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • No item Comentários para o Editor, indique dois possíveis consultores científicos (Nome, Instituição e e-mail), bem como a justificativa para indicação destes nomes. A revista se reserva ao direito de encaminhar ou não para os consultores indicados pelo autor.
  • Plágio:  Não um conceito único ou um modelo de identificar e determinar o plágio, entretanto há uma série de estudos e discussões sobre esta prática. Para Ramos e Pimenta (2013, p.205) o “plágio se caracteriza pelo fato do agente assinar ou apresentar como sua uma obra intelectual que contenha a íntegra ou partes de uma obra que pertencente a outrem sem conferir-lhe créditos”.  Os autores destacam que no Brasil, plágio é crime. A subtração de propriedade intelectual é equiparada ao furto. Portanto, a Barbaquá passará todos os manuscritos enviados por programa de detecção de plágio. Caso seja constatado plágio (autoplágio ou intencional) os autores serão punidos: seu texto não será publicado e não poderão publicar na revista pelo período de 18 meses.

    Referência:

    RAMOS, F.S.; PIMENTA, M.A.A. Plágio, propriedade intelectual e produção acadêmica: uma discussão necessária. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v.8, n.2, p.204-218, 2013. Disponível: DOI: 10.5902/198136948982

Directrices para autores/as

1)    Diretrizes Gerais para Autores

Revista Barbaquá de Extensão e Cultura é o veículo oficial de divulgação para a publicação de trabalhos, com resultados de ações de extensão universitária, nas áreas de: Comunicação, Cultura, Desporto, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho. Para submissão de manuscritos, deverão ser observados os seguintes itens:

a)    Serão aceitos trabalhos em fluxo contínuo;

b)    Barbaquá aceita apenas submissões de autores(as) graduandos, mestrandos e doutorandos (em coautoria com seus respectivos orientadores), graduados, especialistas, mestres e doutores, que desenvolvam atividades de extensão;    

c)    Serão aceitos trabalhos em portuguêsespanholinglês ou francês;

d)     É obrigatório o cadastro de todos os autores no sistema da revista. Em caso de coautoria, todos os autores devem ser incluídos nos metadados da submissão pelo autor que submeter o texto;

e)     É obrigatório o registro, nos metadados da submissão, da instituição de ensino a que os autores estão vinculados e de sua titulação (em "Resumo da Biografia");

f)    É igualmente obrigatório o registro, nos metadados da submissão, da ID na base ORCID (https://orcid.org/) de todos os autores, no seguinte formato: http://orcid.org/0000-0000-0000-0000 ;

g)    O material deverá vir devidamente revisado pelo autor;

h)      Para a decisão avaliativa dos pareceristas há quatro opções, a saber: 1) aceitar; 2) correções obrigatórias; 3) submeter novamente para avaliação; 4) Rejeitado.

 

  • O prazo para a realização das “2) correções obrigatórias” de artigos aceitos é de 15 (quinze dias). Em caso de não atendimento das correções no prazo estipulado, o artigo será rejeitado pela Revista.

 

i)     O trabalho, original e inédito, não deve ser submetido a outra publicação concomitantemente.

ATENÇÃO: Os autores devem conferir se o endereço de e-mail registrado em seu perfil está atualizado, para que recebam as notificações do sistema. Devem também ficar atentos às suas caixas de spam.

 

2)    Seções da Revista:

 

a)    Artigos inéditos: textos originais com abordagens teórico-prática referentes à ação de extensão que contenham relatos de trabalhos concluídos ou com resultados relevantes, destacando o impacto da ação de extensão para a sociedade. Tais trabalhos deverão conter, no máximo, 15 (quinze) páginas.

 

b)    Relatos de experiência: trabalhos referentes às ações de extensão, quando o enfoque é o trabalho desenvolvido ou a forma de realizá-lo e não especificamente seu impacto social. Neste tipo de texto deve-se retratar a ação de extensão desenvolvida com abordagem autocrítica. Tal tipo de manuscrito não pode ultrapassar 15 (quinze) páginas.

 

c)     Artigos de opinião: Textos reflexivos e críticos com a finalidade de disseminar conhecimento de políticas e ações de extensão, compartilhar ponto de vista, ou defender uma causa. O texto é argumentativo e o autor deve usar fonte ou estudos confiáveis. Exige-se estilo formal e língua culta. Sugere-se a seguinte estrutura: introdução (problema ou tese), desenvolvimento (argumentos e justificativas) e conclusão (raciocínio argumentativo e o fechamento). Esse tipo de texto não pode ultrapassar 6 (seis) páginas.

 

d)    Resenhas de livros e revistas recentemente publicados: resenhas críticas de livros e revistas desenvolvidos na área, publicados nos últimos três anos (tendo como ano de referência, a data da submissão). Tais textos devem ter, no máximo, 3 (três) páginas.

 

3)    Apresentação dos originais:

 

a)     Os manuscritos serão submetidos através do sistema on-line (http://http://periodicosonline.uems.br/index.php/REB/). Pede-se que, ao submeter o manuscrito, o autor indique dois possíveis consultores científicos (Nome, Instituição e e-mail), bem como a justificativa para indicação destes nomes. A revista se reserva ao direito de encaminhar ou não para os consultores indicados pelo autor.

b)    O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado. Deve dar uma ideia precisa do conteúdo e ser o mais curto possível. Um título abreviado deve ser fornecido para impressão no cabeçalho das páginas.

c)     Cada artigo deverá ser acompanhado de um resumo em português, com versão em inglês e espanhol. O Resumo, Abstract e Resumen devem ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, os métodos, os resultados, o público atendido e as conclusões do trabalho. Deverá ser iniciada imediatamente abaixo das palavras Resumo, Abstract e ResumenNão deve conter referências bibliográficas. Deve ser redigido em um único parágrafo e sem recuo.

d)     Palavras-chave (entre 3 e 5) em português, inglês e espanhol. As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo vir no singular, ordenadas do geral para o específico e separadas por ponto (.).

e)      Referências em acordo com a norma da ABNT mais recente;

f)     A revisão textual e gramatical do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do texto. A Comissão Editorial, entretanto, reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as necessárias alterações no trabalho.

 

4)    Formatação

a) Margens: Superior e esquerda: 3,0 e Inferior e direita: 2,0.

b) O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5;

c) Devem ser utilizadas aspas para citações de até três linhas dentro de um parágrafo; citações mais longas, devem ser destacadas, em parágrafo separado, com adentramento 4, precedidas e seguidas de uma linha em branco, digitadas em Times New Roman, corpo 10, sem aspas e com espaçamento simples.

d) As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se restringir ao último sobrenome do autor, à data de publicação e à página, quando necessário. Ex.: (SILVA, 2005, p. 32). Se o nome do autor estiver citado no texto, indicam-se apenas a data e a página.   Havendo dois nomes, usar: (SILVA; GONÇALVES, 2005, p.102) e, em caso de mais de três autores, usar et al: (SILVA et al, 2005, p.102). Devem ser evitadas referências a dados não publicados ou em fase de publicação, sendo sua necessidade avaliada pelo editor associado. Não será permitido o uso de "idem", "ibidem", "op cit".

e) As figuras e as tabelas devem ser nomeadas por extenso (Figura 1, Tabela 1) e numerados por algarismos arábicos. Consideram-se os mapas, as fotos e os gráficos como figuras. A legenda da figura deve ser posicionada em sua porção inferior, enquanto a tabela apresenta legenda na porção superior. As figuras e as tabelas devem ser utilizadas quando estritamente necessárias e devem ser produzidas de forma a serem claras e autoexplicativas, bem como suas legendas.

f) As notas de rodapé são destinadas a explicações complementares, não devendo ser utilizadas para a citação de referências bibliográficas.

g) As referências devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023), ordenadas alfabética e cronologicamente. Dois ou mais autores devem ser separados por ponto e vírgula (;). Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. Adotar o formato apresentado nos seguintes exemplos:

ARAKAKI, S. Dourados: memórias e representações de 1964. Dourados-MS: Ed. UEMS,  2008. 156p.

GAMBELLI, L.; GRESSLER, O. “2000 Fatores determinantes da germinação do trigo.” In: Congresso Brasileiro de Sementes, 28., 2000. Mato Grosso. Resumos. Mato Grosso: Associação Brasileira de Produtores de Sementes, p. 43.

FRIGERI, M.; MONTEIRO, M. S. A. Qualis Periódicos: indicador da política científica no Brasil? Estudos de Sociologia, Araraquara, v.19, n.37, p.299-315, 2014. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/estudos>. Acesso em: 5 mar. 2016.

NETO, A. C.; CASTRO, A. M. D. A pós-graduação como espaço de produção do conhecimento: uma reflexão sobre a Área de Educação. In: CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. Educação Superior e produção do conhecimento: utilitarismo, internacionalização e novo contrato social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015, p.201 - 230.

Artigos

Artigos inéditos: textos originais com abordagens teórico-prática referentes à ação de extensão que contenham relatos de trabalhos concluídos ou com resultados relevantes, destacando o impacto da ação de extensão para a sociedade. Tais trabalhos deverão conter, no máximo, 15 (quinze) páginas.

Relato de experiência

Relatos de experiência: trabalhos referentes às ações de extensão, quando o enfoque é o trabalho desenvolvido ou a forma de realizá-lo e não especificamente seu impacto social. Neste tipo de texto deve-se retratar a ação de extensão desenvolvida com abordagem autocrítica. Tal tipo de manuscrito não pode ultrapassar 15 (quinze) páginas.

Artigo de Opinião

Artigos de opinião: Textos reflexivos e críticos com a finalidade de disseminar conhecimento de políticas e ações de extensão, compartilhar ponto de vista, ou defender uma causa. O texto é argumentativo e o autor deve usar fonte ou estudos confiáveis. Exige-se estilo formal e língua culta. Sugere-se a seguinte estrutura: introdução (problema ou tese), desenvolvimento (argumentos e justificativas) e conclusão (raciocínio argumentativo e o fechamento). Esse tipo de texto não pode ultrapassar 6 (seis) páginas.

Resenhas

Resenhas de livros e revistas recentemente publicados: resenhas críticas de livros e revistas desenvolvidos na área, publicados nos últimos três anos (tendo como ano de referência, a data da submissão). Tais textos devem ter, no máximo, 3 (três) páginas.

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