Formação em farmacologia articulada à segurança do paciente

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Resumo

O ato de medicar corresponde a grande parte do tempo de trabalho dos técnicos em Enfermagem e, além disso, envolve várias etapas complexas que aumentam a possibilidade de erros, eventos adversos e comprometimento da segurança do paciente. Nessa perspectiva, foi planejado, implementado e avaliado, por meio de projeto de extensão, uma capacitação que correlacionasse a disciplina de farmacologia à prática de preparo e administração de medicamentos, na perspectiva da segurança do paciente no âmbito da assistência à saúde. Assim, o objetivo deste artigo consistiu em relatar este projeto de extensão sobre um curso de farmacologia voltado a estudantes de curso técnico em Enfermagem. Este processo formativo se deu através do ensino a distância, na plataforma institucional Moodle®, com duração de cinco semanas. Os recursos pedagógicos empregados foram e-books, videoaulas, exercícios de fixação com feedback e interação com os alunos além da plataforma. Os conteúdos foram baseados na lista dos “certos da administração de medicamentos”, um check-list que aborda quais ações devem ser executadas para medicar o paciente corretamente. A partir de cada item desta lista de verificação foram abordados os conteúdos de farmacologia e como o técnico em Enfermagem poderia aplicar estes conhecimentos. As avaliações do método de ensino utilizado e do desempenho dos alunos, bem como os feedbacks dos participantes evidenciaram aquisição de conhecimentos e evolução na aprendizagem. Ademais, com o ensino a distância, foi possível ressignificar o ambiente de aprendizagem reconhecendo a potencialidade das ferramentas digitais para fomentar o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Valeska Rodrigues Ramos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Enfermagem na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Rogério Dias Renovato, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de graduação em Enfermagem e coordenador do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde
da UEMS de Dourados. Possui graduação em Farmácia pela UEM, mestrado em Engenharia de Produção pela
UFSC e doutorado em Educação pela UNICAMP.

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

Ramos, V. R., & Renovato, R. D. (2021). Formação em farmacologia articulada à segurança do paciente. BARBAQUÁ, 3(6), 8–23. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/5693

Edição

Seção

Artigos