Formação em farmacologia articulada à segurança do paciente
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O ato de medicar corresponde a grande parte do tempo de trabalho dos técnicos em Enfermagem e, além disso, envolve várias etapas complexas que aumentam a possibilidade de erros, eventos adversos e comprometimento da segurança do paciente. Nessa perspectiva, foi planejado, implementado e avaliado, por meio de projeto de extensão, uma capacitação que correlacionasse a disciplina de farmacologia à prática de preparo e administração de medicamentos, na perspectiva da segurança do paciente no âmbito da assistência à saúde. Assim, o objetivo deste artigo consistiu em relatar este projeto de extensão sobre um curso de farmacologia voltado a estudantes de curso técnico em Enfermagem. Este processo formativo se deu através do ensino a distância, na plataforma institucional Moodle®, com duração de cinco semanas. Os recursos pedagógicos empregados foram e-books, videoaulas, exercícios de fixação com feedback e interação com os alunos além da plataforma. Os conteúdos foram baseados na lista dos “certos da administração de medicamentos”, um check-list que aborda quais ações devem ser executadas para medicar o paciente corretamente. A partir de cada item desta lista de verificação foram abordados os conteúdos de farmacologia e como o técnico em Enfermagem poderia aplicar estes conhecimentos. As avaliações do método de ensino utilizado e do desempenho dos alunos, bem como os feedbacks dos participantes evidenciaram aquisição de conhecimentos e evolução na aprendizagem. Ademais, com o ensino a distância, foi possível ressignificar o ambiente de aprendizagem reconhecendo a potencialidade das ferramentas digitais para fomentar o processo de ensino-aprendizagem.
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Citas
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