"Prosas Feministas em Tempos de Pandemia"

Ensino, pesquisa e extensão em uma colaboração interinstitucional

Visualizações: 67

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8410

Keywords:

Crise, Patriarcado, Classe, Gênero, Raça, Extensão

Abstract

O “Prosas Feministas em Tempos de Pandemia” foi um ciclo de debates, realizado por meio de encontros online e prosas-lives, que visava refletir, junto a estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados, sobre os desafios da análise das relações de classe, gênero e raça, diante do quadro de crise sistêmica e epistemológica que afeta diretamente a universidade, a produção de conhecimento, a ciência e a tecnologia, as perspectivas de trabalho e sociabilidade. Objetivou-se, assim, ampliar o debate sociológico sobre a teoria feminista crítica para o público em geral, bem como oferecer a docentes e discentes elementos para analisar o atual quadro de reprodução do patriarcado e a decadência das relações sociais capitalistas que afetam direta e indiretamente nossa vida cotidiana. Buscamos, desse modo, romper com o silenciamento e a normalização de desigualdades sociais cada vez mais agudizadas. O “Prosas Feministas” se organizou como um grupo de estudos com o intuito de compartilhar pesquisas de caráter feminista anticapitalista, unindo pesquisadoras de diferentes universidades, a fim de democratizar o acesso aos estudos sobre gênero, sempre em diálogo com as questões de classe e raça. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um dos eixos fundamentais da universidade pública, e é essa intersecção de práticas que o “Prosas Feministas” buscou efetivar. Além dos encontros entre as pesquisadoras, foram realizadas oito prosas-lives com pesquisadores convidadas que contaram com mais de três mil visualizações. Ademais, foi publicado um e-book com textos das pesquisadoras e das convidadas, a partir das reflexões suscitadas pelos debates.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Elisa Cruz Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do setor de Ciências Sociais do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC/UFMG - MG). Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- RJ), mestre em Ciência Política e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - SP). Pesquisadora dos temas crise, crítica do valor dissociação, questão agrária, questão de gênero e educação. 

Luciana Henrique da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS. Membro dos grupos de pesquisa:
Neoliberalismo e relações de classe no Brasil/Unicamp e do Núcleo de pesquisa em democracia, políticas
públicas e desenvolvimento/UEMS. Coordenadora do Mestrado Profissional em Rede de Ensino de Sociologia. Pesquisa neoliberalismo, políticas públicas, movimentos sociais e questões de gênero.

Michelle Franco Redondo, Paris 8 University

Professora no departamento de Sociologia na Université Paris 8, membra do laboratório d’étude de genre et de sexualité (Legs). Doutora em Ciência Política pela Université Paris 8 e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - SP).

References

ABREU, S. Elas as feministas, elas as Assistentes Sociais... O diálogo indispensável entre a teoria e a intervenção profissional. Dissertação de mestrado. UNIFESP, 2018.

CORREA, A. E.; SILVA, L. H.; REDONDO, M. F. (org.). Prosas Feministas em tempos de pandemia. Campinas, SP: Ed. dos Autores, 2022. Disponível em: Prosas feministas em tempos de pandemia - marxismo 21. Acesso em: 23 mar. 2023. (Coleção Marxismo21).

FEDERICI, S. O calibã e a bruxa. São Paulo: Elefante, 2017.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, maio 2012. Disponível em: http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf.

GONÇALVES. S. N. Mulheres dos escombros: a condição das mulheres periféricas em tempos de catástrofes. Tese (Doutorado em Serviço Social) – UFRJ, 2018.

KURZ, R. Dinheiro sem valor. Lisboa: Antígona, 2014.

MANDEL. E. A crise do capital: os fatos e sua interpretação marxista. São Paulo: Ensaio; Campinas, SP: Editora Unicamp, 1990.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

MARX, K. Grundrisse. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

MENEGAT, M. Estudos sobre ruínas. Rio de Janeiro: Revan; Instituto Carioca de Criminologia, 2012.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

REDONDO, M. Trajetórias do care: de au pair a nounou. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP; Université Paris VIII, Vincennes-Saint-Denis-França, 2018.

SAFFIOTI, H. A mulher na sociedade de classes. Rio de Janeiro: Vozes, 1976.

SCHOLZ, R. O valor é o homem: teses sobre a socialação pelo valor e a relação entre os sexos. 1992, Site EXIT.

SEVERINO, A. J. Educação e universidade: conhecimento e construção da cidadania. Interface, Botucatu, v. 6, n. 10, p. 117-24, fev. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832002000100015

SEVERINO, A. J. Expansão do ensino superior: contexto, desafios e possibilidades. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 2, p. 253-266, jul. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000200002

Published

2024-04-10

How to Cite

Corrêa, A. E. C., Silva, L. H. da, & Redondo, M. F. (2024). "Prosas Feministas em Tempos de Pandemia": Ensino, pesquisa e extensão em uma colaboração interinstitucional. BARBAQUÁ, 5(10), 5–17. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8410