"Prosas Feministas em Tempos de Pandemia"
Ensino, pesquisa e extensão em uma colaboração interinstitucional
Visualizações: 67DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8410Palabras clave:
Crise, Patriarcado, Classe, Gênero, Raça, ExtensãoResumen
O “Prosas Feministas em Tempos de Pandemia” foi um ciclo de debates, realizado por meio de encontros online e prosas-lives, que visava refletir, junto a estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados, sobre os desafios da análise das relações de classe, gênero e raça, diante do quadro de crise sistêmica e epistemológica que afeta diretamente a universidade, a produção de conhecimento, a ciência e a tecnologia, as perspectivas de trabalho e sociabilidade. Objetivou-se, assim, ampliar o debate sociológico sobre a teoria feminista crítica para o público em geral, bem como oferecer a docentes e discentes elementos para analisar o atual quadro de reprodução do patriarcado e a decadência das relações sociais capitalistas que afetam direta e indiretamente nossa vida cotidiana. Buscamos, desse modo, romper com o silenciamento e a normalização de desigualdades sociais cada vez mais agudizadas. O “Prosas Feministas” se organizou como um grupo de estudos com o intuito de compartilhar pesquisas de caráter feminista anticapitalista, unindo pesquisadoras de diferentes universidades, a fim de democratizar o acesso aos estudos sobre gênero, sempre em diálogo com as questões de classe e raça. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um dos eixos fundamentais da universidade pública, e é essa intersecção de práticas que o “Prosas Feministas” buscou efetivar. Além dos encontros entre as pesquisadoras, foram realizadas oito prosas-lives com pesquisadores convidadas que contaram com mais de três mil visualizações. Ademais, foi publicado um e-book com textos das pesquisadoras e das convidadas, a partir das reflexões suscitadas pelos debates.
Descargas
Citas
ABREU, S. Elas as feministas, elas as Assistentes Sociais... O diálogo indispensável entre a teoria e a intervenção profissional. Dissertação de mestrado. UNIFESP, 2018.
CORREA, A. E.; SILVA, L. H.; REDONDO, M. F. (org.). Prosas Feministas em tempos de pandemia. Campinas, SP: Ed. dos Autores, 2022. Disponível em: Prosas feministas em tempos de pandemia - marxismo 21. Acesso em: 23 mar. 2023. (Coleção Marxismo21).
FEDERICI, S. O calibã e a bruxa. São Paulo: Elefante, 2017.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, maio 2012. Disponível em: http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf.
GONÇALVES. S. N. Mulheres dos escombros: a condição das mulheres periféricas em tempos de catástrofes. Tese (Doutorado em Serviço Social) – UFRJ, 2018.
KURZ, R. Dinheiro sem valor. Lisboa: Antígona, 2014.
MANDEL. E. A crise do capital: os fatos e sua interpretação marxista. São Paulo: Ensaio; Campinas, SP: Editora Unicamp, 1990.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
MARX, K. Grundrisse. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
MENEGAT, M. Estudos sobre ruínas. Rio de Janeiro: Revan; Instituto Carioca de Criminologia, 2012.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.
REDONDO, M. Trajetórias do care: de au pair a nounou. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP; Université Paris VIII, Vincennes-Saint-Denis-França, 2018.
SAFFIOTI, H. A mulher na sociedade de classes. Rio de Janeiro: Vozes, 1976.
SCHOLZ, R. O valor é o homem: teses sobre a socialação pelo valor e a relação entre os sexos. 1992, Site EXIT.
SEVERINO, A. J. Educação e universidade: conhecimento e construção da cidadania. Interface, Botucatu, v. 6, n. 10, p. 117-24, fev. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832002000100015
SEVERINO, A. J. Expansão do ensino superior: contexto, desafios e possibilidades. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 2, p. 253-266, jul. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000200002
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Elisa Cruz Corrêa, Luciana Henrique da Silva, Michelle Franco Redondo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.