Do emergencial ao intencional
reflexões e proposta de avaliação para o ensino remoto
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https://doi.org/10.61389/rel.v2i2.5816Resumen
No momento em que o ensino remoto se consolida como realidade que tende a ser incorporada à atuação pedagógica, em meio aos prenúncios de adoção do ensino híbrido e com a evidente ampliação do ensino a distância (EaD), torna-se indispensável a reflexão sobre questões relacionadas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDCs) na educação e, sobretudo, acerca do que se entende por avaliação, na prática. Em razão disso, a partir de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos de Hoffmann (2000, 2011), Luckesi (1999), Demo (2012), Haydt (2004), Furtoso (2011, 2020) e Moraes (2020), objetivamos estabelecer diálogos entre premissas, princípios e funções da avaliação que podem ser transpostos do contexto de ensino presencial para o remoto e apresentar uma proposta didático-avaliativa que, apoiada no uso das TIDCs, incorpora os conceitos de Metodologias Ativas (BACICH, 2017); método de projetos (BERBEL, 2011) e tarefa/avaliação renovável (WILEY, 2016). Esperamos reafirmar a necessidade de se repensar o processo de avaliação e o uso de TIDCs na educação, de modo a contemplar: a diversificação de instrumentos de avaliação, o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos, além do desenvolvimento do letramento digital e do letramento em avaliação.Citas
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