Do emergencial ao intencional
reflexões e proposta de avaliação para o ensino remoto
Visualizações: 340DOI :
https://doi.org/10.61389/rel.v2i2.5816Résumé
No momento em que o ensino remoto se consolida como realidade que tende a ser incorporada à atuação pedagógica, em meio aos prenúncios de adoção do ensino híbrido e com a evidente ampliação do ensino a distância (EaD), torna-se indispensável a reflexão sobre questões relacionadas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDCs) na educação e, sobretudo, acerca do que se entende por avaliação, na prática. Em razão disso, a partir de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos de Hoffmann (2000, 2011), Luckesi (1999), Demo (2012), Haydt (2004), Furtoso (2011, 2020) e Moraes (2020), objetivamos estabelecer diálogos entre premissas, princípios e funções da avaliação que podem ser transpostos do contexto de ensino presencial para o remoto e apresentar uma proposta didático-avaliativa que, apoiada no uso das TIDCs, incorpora os conceitos de Metodologias Ativas (BACICH, 2017); método de projetos (BERBEL, 2011) e tarefa/avaliação renovável (WILEY, 2016). Esperamos reafirmar a necessidade de se repensar o processo de avaliação e o uso de TIDCs na educação, de modo a contemplar: a diversificação de instrumentos de avaliação, o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos, além do desenvolvimento do letramento digital e do letramento em avaliação.Références
AYROSA, P. P. S. Ensino remoto é EAD? Palestra proferida no VIRTUEL, Londrina (Paraná), jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kir5-SKcGjw. Acesso em: 17 jun. 2020.
BACICH, L. Inovação na educação. [São Paulo], 2017. Disponível em: https://lilianbacich.com/2017/11/01/metodologias-ativas-para-uma-educacao-inovadora/. Acesso em: 29 jun.2020.
BARREIRO-PINTO, I. A.; SILVA, M. Avaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisa. Educação, Formação & Tecnologias, Monte da Caparica – Portugal, vol.1, n. 2, nov. 2008. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/230517904.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/10999. Acesso em: 29 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p25
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020. Altera a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e a Portaria MEC nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União: seção 1 – Extra A, Brasília, DF, ano 2020, n. 233-A, p. 1, 7 dez. 2020.
DEMO, P. Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2012. 28 p. (Série Documental. Textos para Discussão).
DUBOC, A. P. M. A avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as novas teorias de letramento. Fragmentos, Florianópolis, n. 33, p. 263-277, jul-dez 2007.
FURTOSO, V. A. B. Desempenho oral em português para falantes de outras línguas: da avaliação à aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto online. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/103505. Acesso em: 27 out. 2020.
______. Avaliação formativa e potencialização do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras. Palestra proferida em Formação Continuada SEED PR, Londrina (Paraná), out. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_DpKLv6mhZU&t=1s. Acesso em: 27 out. 2020.
HAYDT, R. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2004.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação Formativa ou Avaliação Mediadora? Ceará, 2011. Disponível em: http://didaticageraluece.blogspot.com/2011/10/texto-09-avaliacao-formativa-ou.html. Acesso em: 22 dez. 2020.
______. Avaliação Mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Porto Alegre: Mediação, 2000.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1999.
MORAES, D. A. F. Reflexões sobre a didática: planejamento e avaliação em tempos de atividades remotas. Palestra proferida no VIRTUEL, Londrina (Paraná), jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SAmvFtsEMVM&t=6s. Acesso em: 26 jun. 2020.
WILEY, D. Toward renewable assessments. Disponível em: https://opencontent.org/blog/archives/4691. Acesso em: 20 dez. 2020.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2022-02-27 (2)
- 2021-09-22 (1)