Sessões formativas de Língua Inglesa como possibilidades agentivas

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Resumo

Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo é analisar como as sessões formativas propostas pela secretaria municipal de educação contribuem para o desenvolvimento de agências, com foco na ressignificação da práxis educativa do professor de Língua Inglesa à luz das diretrizes da BNCC. Este estudo tem como principal arcabouço teórico-filosófico a Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (VYGOTSKY 1930, 2003; LEONTIEV, 1978; ENGESTRÖM, 1999), a partir da qual são apresentadas diferentes concepções de agência, a saber, agência relacional (EDWARDS, 2005, 2007), agência transformativa (ENGESTRÖM, 2005, 2015), agência crítico-colaborativa (MAGALHÃES, 2011, 2018) e agência desencapsuladora (LIBERALI, 2009, 2018). Metodologicamente, esta pesquisa se pauta na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES, 2012), caracterizada como pesquisa de intervenção formativa. Nessa direção, a aprendizagem e o desenvolvimento individual e coletivo estão inseridos em um contexto sócio-histórico-cultural pautado por conflitos originados, sobretudo por contradições entre teorias e práticas convencionais e a e a construção do inédito-viável (FREIRE, 1996). Para a análise de dados, foram escolhidas as categorias de análise enunciativa, discursiva e linguística (LIBERALI, 2013). Os resultados da pesquisa apontam para o desenvolvimento da agência relacional (EDWARDS, 2005, 2007), da agência transformativa (ENGESTRÖM, 2005, 2015), da agência crítico-colaborativa (MAGALHÃES, 2011, 2018) e da agência desencapsuladora (LIBERALI, 2009, 2018).

PALAVRAS-CHAVE:  Agências; BNCC; Formação de Professores; Língua Inglesa.

Biografia do Autor

Nícolas Rodrigues Nunes Bessa, Universidade de Taubaté

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (2018) e graduação em Letras- Português/Inglês pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2014). Atualmente é membro da UNDIME- SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) na qual atua como professor-formador no processo de implementação do Currículo Paulista. Atua como formador de professores de Língua Inglesa junto a Prefeitura Municipal de Taubaté. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino do Inglês como língua estrangeira.

Referências

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Publicado

2021-09-22 — Atualizado em 2022-02-27

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Como Citar

Bessa, N. R. N. (2022). Sessões formativas de Língua Inglesa como possibilidades agentivas. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(2). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosletras/article/view/6109 (Original work published 22º de setembro de 2021)

Edição

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Artigos