O ensino de matemática e a diversidade: o caso de uma estudante com deficiência visual

Autores

  • Elsa Midori Shimazaki UEM
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Diversidade. Inclusão. Deficiência Visual.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do uso de diferentes recursos metodológicos para o ensino de Matemática, considerando a diversidade na sala de aula. O trabalho foi desenvolvido por meio de estudos bibliográficos e pesquisa de campo, com intervenção pedagógica em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, de um colégio público do interior do Paraná, que contava com uma estudante deficiente visual inclusa. Foi utilizado o jogo “Prenda o rei” e o tabuleiro de xadrez, como instrumentos mediadores para a elaboração do conceito de Área, com inferência para os Produtos Notáveis entre dois termos. Os resultados mostraram que é possível ensinar Matemática aos estudantes com deficiência visual, simultaneamente com os demais estudantes e que, se utilizados de forma planejada, os jogos contribuem para a formação das funções superiores por meio da elaboração de conceitos matemáticos.

Biografia do Autor

Elsa Midori Shimazaki, UEM

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é docente do Colegiado de Matemática da Faculdade Guairacá e da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava-PR.

Downloads

Publicado

2016-03-27

Como Citar

Shimazaki, E. M., Silva, S. de C. R. da, & Viginheski, L. V. M. (2016). O ensino de matemática e a diversidade: o caso de uma estudante com deficiência visual. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(18), 148–164. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1082