Conteúdos de aprendizagem presentes em um material educativo impresso sobre combate à dengue

Visualizações: 890

Autores

  • Nauristela Ferreira Paniago Damasceno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Natália Müller Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Antônio Sales Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Cibele de Moura Sales Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Cássia Barbosa Reis Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1103

Palavras-chave:

Educação em saúde. Conteúdos de aprendizagem. Material educativo impresso. Dengue.

Resumo

Este artigo analisou os conteúdos de aprendizagem inseridos em um material educativo impresso, no formato história em quadrinhos (HQ), produzido para a campanha de combate à dengue em um estado brasileiro. Tratou-se de uma pesquisa documental, caracterizada pela análise de conteúdo realizada a partir da tipologia proposta por Zabala. A análise incluiu o texto e as figuras da cartilha, na sequência de leitura. Foi possível perceber a predominância, tanto no texto como nas figuras, dos conteúdos procedimentais e atitudinais. Embora os conteúdos atitudinais identificados estejam inseridos em um contexto de mobilização e protagonismo da comunidade, observou-se que também estão presentes conteúdos que remetem ao ideário da Educação Sanitária, como o reforço às mudanças de comportamento e hábitos de higiene. Percebeu-se ainda a necessidade de outros estudos, longitudinais, para que se possa investigar a capacidade desse tipo de material educativo, na prevenção da dengue.

Biografia do Autor

Nauristela Ferreira Paniago Damasceno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Natália Müller, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES).

Antônio Sales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES)

Cibele de Moura Sales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES)

Cássia Barbosa Reis, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES)

Downloads

Publicado

29-09-2016

Como Citar

Damasceno, N. F. P., Müller, N., Sales, A., Sales, C. de M., & Reis, C. B. (2016). Conteúdos de aprendizagem presentes em um material educativo impresso sobre combate à dengue. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(20), 178–194. https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1103

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)