Associação do conhecimento matemático com ensinamentos bíblicos no periódico o pequeno luterano

Visualizações: 720

Autores

  • Malcus Cassiano Kuhn Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0002-6001-2324
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1212

Palavras-chave:

Conhecimento Matemático. Ensinamento Bíblico. O Pequeno Luterano. Escola Paroquial Luterana Gaúcha.

Resumo

O artigo discute a associação do conhecimento matemático com ensinamentos bíblicos no periódico O Pequeno Luterano, editado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, para o público infantil, no período de 1939 a 1966. O periódico foi redigido por pastores e professores paroquiais e publicado pela Casa Publicadora Concórdia de Porto Alegre. Baseando-se na pesquisa histórica e história cultural, investigaram-se as edições do periódico, cujo objetivo era, de forma lúdica, inserir as crianças na prática religiosa luterana por meio de histórias, informações e curiosidades de cunho moral e religioso e de formação geral. Foi usado, complementarmente, no ensino das diferentes áreas do conhecimento nas escolas luteranas gaúchas do século passado. Os editores do periódico associaram histórias de cunho moral e religioso e curiosidades bíblicas com conhecimentos matemáticos envolvendo as quatro operações elementares, sistema monetário, unidades de medida e geometria, com o propósito de manter as crianças inseridas na prática religiosa luterana.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha.

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM da ULBRA/RS.

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Downloads

Publicado

21-12-2016

Como Citar

Kuhn, M. C., & Bayer, A. (2016). Associação do conhecimento matemático com ensinamentos bíblicos no periódico o pequeno luterano. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(21), 109–130. https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1212