Fechamento das escolas rurais e transporte escolar no município de Morrinhos/GO
Visualizações: 813DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1222Palavras-chave:
Educação Rural. Educação do Campo. Transporte EscolarResumo
O presente estudo tem por objetivos apontar o fechamento das escolas rurais nas últimas décadas e verificar as condições do transporte escolar fornecido às populações que habitam o meio rural no município de Morrinhos/GO. Optamos por realizar uma pesquisa de campo de cunho exploratório com o emprego de análise quanti-qualitativa dos dados colhidos por meio de informações contidas em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, bem como, de informações decorrentes da aplicação de questionários aplicados aos profissionais da educação (secretária de educação, diretores de escola, professores e servidores técnico-administrativos e técnico-operacionais) sobre o fechamento das escolas rurais, as condições do transporte escolar, os trajetos, as distâncias percorridas diariamente e o tempo gasto nas viagens. Constatamos que o fechamento das escolas no município de Morrinhos retirou de um número substancial de crianças e adolescentes, o direito de acessar e frequentar uma escola próxima à sua moradia. A concentração das escolas no meio urbano prejudica em demasia o processo de formação escolar dos rurícolas. O número de estudantes que completa a educação básica vem diminuindo ano a ano em decorrência das dificuldades por estes enfrentadas, sobretudo, o tempo gasto nas viagens de suas casas para as escolas da cidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.