Fechamento das escolas rurais e transporte escolar no município de Morrinhos/GO

Visualizações: 755

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1222

Palavras-chave:

Educação Rural. Educação do Campo. Transporte Escolar

Resumo

O presente estudo tem por objetivos apontar o fechamento das escolas rurais nas últimas décadas e verificar as condições do transporte escolar fornecido às populações que habitam o meio rural no município de Morrinhos/GO. Optamos por realizar uma pesquisa de campo de cunho exploratório com o emprego de análise quanti-qualitativa dos dados colhidos por meio de informações contidas em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, bem como, de informações decorrentes da aplicação de questionários aplicados aos profissionais da educação (secretária de educação, diretores de escola, professores e servidores técnico-administrativos e técnico-operacionais) sobre o fechamento das escolas rurais, as condições do transporte escolar, os trajetos, as distâncias percorridas diariamente e o tempo gasto nas viagens. Constatamos que o fechamento das escolas no município de Morrinhos retirou de um número substancial de crianças e adolescentes, o direito de acessar e frequentar uma escola próxima à sua moradia. A concentração das escolas no meio urbano prejudica em demasia o processo de formação escolar dos rurícolas. O número de estudantes que completa a educação básica vem diminuindo ano a ano em decorrência das dificuldades por estes enfrentadas, sobretudo, o tempo gasto nas viagens de suas casas para as escolas da cidade.

Biografia do Autor

Flávio Reis Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós-Doutor e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERBR).

Adriana Maria Silva, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Educação para a Diversidade e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás e em Biodiesel pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Downloads

Publicado

21-12-2016

Como Citar

Santos, F. R., & Silva, A. M. (2016). Fechamento das escolas rurais e transporte escolar no município de Morrinhos/GO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(21), 23–42. https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1222