Leitura e seus suportes: papel e digital

Autores

  • Celso Leopoldo Pagnan Unopar
  • Eliane Provate

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1234

Palavras-chave:

Leitura. Suporte digital. Suporte papel.

Resumo

Pesquisas pioneiras (Mangen; Walgermo; Brønnick, 2012) têm destacado o modo de ler textos curtos ou livros inteiros em dois suportes: digital e papel. Há uma suposição de que os jovens tendem a preferir a leitura digital ao suporte papel, porém pode não ser uma verdade absoluta, conforme atestam outras pesquisas (PewResearch Center, 2014). Com base em dados desses estudos, bem como na aplicação de testes em alunos do ensino médio, o presente trabalho parte do pressuposto de que o nível de percepção dos leitores pode ser relativamente diferente conforme o suporte utilizado. Para tanto, utilizamos como metodologia a aplicação de um teste de leitura em vinte e nove alunos, que leram textos curtos, com um ou dois parágrafos, em um suporte digital, tablet, e responderam a questões de compreensão sobre tais textos; repetindo o procedimento com outros textos em suporte papel. A hipótese era de que os alunos apresentassem modos diferentes de compreensão textual de acordo com o suporte utilizado. A análise dos dados coletados revelou um resultado sutilmente superior na compreensão dos textos impressos, porém insuficiente para ser generalizado como resultado conclusivo, não deixando, entretanto, de apontar caminhos significativos para a compreensão das práticas leitoras na escola. 

Biografia do Autor

Eliane Provate

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora da Unopar

Downloads

Publicado

29/09/2016

Como Citar

Pagnan, C. L., & Provate, E. (2016). Leitura e seus suportes: papel e digital. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(20), 121–139. https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1234