Integração e inclusão: a produção de um discurso

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1241

Palavras-chave:

Educação Especial. Integração. Inclusão. Conceito Transitivo. Conceito Operacional.

Resumo

O presente artigo é dedicado à análise acerca da utilização dos conceitos de integração e inclusão eleitos como constitutivos do campo da Educação Especial que compõem as políticas voltadas para os chamados sujeitos com necessidades educativas especiais e a disseminação da alteração de paradigma educacional. Têm como referencial teórico as contribuições da teoria crítica, mais especificamente as noções de conceito transitivo e conceito operacional elaboradas por Herbert Marcuse (1973), bem como contribuições de autores de referência neste campo de estudos, como Bueno e Caiado. A metodologia se refere à análise de produções por meio de uma busca realizada via on-line em periódicos do portal CAPES e em seu banco de teses e dissertações com o objetivo de verificar o uso que atualmente se faz desses conceitos. O estudo concluiu que, apesar das alterações nas terminologias e em algumas ações, estas não corroboram modificação da visão de sujeito público alvo da Educação Especial e que tampouco inaugura um novo paradigma na educação, entendida como educação inclusiva.

Biografia do Autor

Sirleine Brandão Souza, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

PEDAGOGA; PSICOPEDAGOGA; MESTRE EM EDUCAÇÃO PELO PEPG EM EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE; DOUTORANDA - PUC SP; ATUAÇÃO NAS ÁREAS: DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO ESPECIAL; PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

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Publicado

16-05-2017

Como Citar

Souza, S. B. (2017). Integração e inclusão: a produção de um discurso. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(22), 100–126. https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1241

Edição

Seção

Educação, inclusão e políticas públicas