Quem define o que é ciência?: uma análise do discurso científico dos pesquisadores de ensino superior do observatório da violência nas escolas de Paranaíba/MS
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https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1249Palavras-chave:
Campo científico. Grupo de Pesquisa. Observatório da Violência nas escolas. Discurso científico.Resumo
A presente pesquisa é fruto da dissertação de mestrado que identificou a presença de lutas por posições dos pesquisadores participantes do Observatório das Violências nas escolas, reconhecendo nessa organização, uma forma estratégica de negociar o conhecimento. Dentro dessa perspectiva, o artigo propôs refletir sobre o discurso científico institucionalizado pelos pesquisadores do Ensino Superior no âmbito do Observatório da Violência nas Escolas. Por meio da análise das árvores científicas extraídas do levantamento da plataforma do curriculum lattes dos 10 pesquisadores professores de Ensino Superior foi possível identificar o uso de movimentos intelectuais e inclinações teóricas voltadas para a pesquisa maior, o da Violência Escolar. Esses deslocamentos evidenciados se configuraram numa lógica própria do campo, com estratégia inconsciente ou parcialmente controlada, que externou um “interesse desinteressado” dentro da Academia, uma forma de “jogar o jogo” que a própria ciência sugestiona. Essa constituição revelou forças internas no campo científico que se materializaram em esforços dos pesquisadores no trabalho em parceria, consubstanciados pelos discursos caracterizadores de legitimidade no campo. Sendo perceptível perante a análise do percurso científico dos pesquisadores, o uso da representação social interessada, que estabeleceu um discurso científico socializado, imprimindo novas identidades científicas aos pesquisadores.
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