Diagnóstico parcial das ações desenvolvidas para educação em saúde no ensino público em Boa Vista/Roraima/BR
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https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1266Palavras-chave:
Educação. Saúde. Qualidade de Vida. Saúde Escolar.Resumo
Desde a constituição de 1988 ocorre a implantação do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Brasil, com descentralização e municipalização das ações e dos recursos financeiros para o setor. O SUS é formado por uma rede serviços regionalizada, hierarquizada e descentralizada, com direção em cada esfera do governo e sob controle dos usuários por meio da participação popular nas conferências e conselhos de saúde. Este estudo realizado em Boa Vista, Roraima/Brasil, aponta um crescimento populacional local desordenado, o que não permitiu o acompanhamento adequado de diversos setores fundamentais, como o setor de saúde. Esta investigação no campo da saúde e qualidade de vida utilizou como instrumentos: entrevistas, pesquisa de campo e a avaliação dos programas de Educação em Saúde implantados nas escolas públicas locais. Ao descrever programas, projetos e ações realizadas nas escolas, sugere ações e soluções para a melhoria das atuais condições da educação em saúde no município de Boa Vista.
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