Língua portuguesa em um contexto multilíngue: desafios para o seu ensino

Visualizações: 667

Autores

  • Angélica Ilha Gonçalves Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1279

Palavras-chave:

Interação. Língua Portuguesa. Timor-Leste.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar os principais desafios para a interação durante o ensino de língua portuguesa em Timor-Leste, enfrentados por professores brasileiros, e investigar as formas encontradas por esses docentes para auxiliar seus alunos durante a aprendizagem. Para o estudo, foram consideradas as particularidades do contexto histórico timorense (ALMEIDA, 2011), as peculiaridades do ensino de língua portuguesa em Timor (BRITO, 2010) e a importância da interação durante o processo de ensino-aprendizagem de uma língua (VYGOTSKY, 1998). Participaram da pesquisa quatro professores que, pela primeira vez, estavam atuando no país em cursos de nível básico de língua portuguesa. Através das entrevistas realizadas, foi possível perceber que os desafios superavam as questões sobre a forma de ensino e o conteúdo, abrangendo discussões sobre por que aprender a língua no país, como despertar o interesse e como garantir o envolvimento dos(as) alunos(as) nos cursos.

Biografia do Autor

Angélica Ilha Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). É especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira, pelo Grupo Educacional Uninter e especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Mestra em Letras: Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Atuou como professora tutora e formadora no curso de Letras Espanhol EaD/UAB/UFSM, lecionou no Curso de Espanhol para Viagens do Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais (Cepesli) e no Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa, em Timor-Leste. Atualmente, é professora estadual, lecionando a disciplina de Língua Espanhola no ensino médio e participa de grupos de estudos sobre português e espanhol como línguas estrangeiras no Cepesli/UFSM.

Downloads

Publicado

21-12-2016

Como Citar

Gonçalves, A. I. (2016). Língua portuguesa em um contexto multilíngue: desafios para o seu ensino. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(21), 166–183. https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1279