Didática das ciências e matemáticas: alguns pressupostos

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1365

Palavras-chave:

Didática das Ciências. Didática da Matemática, Epistemologia, Ensino.

Resumo

Este artigo consubstancia uma pesquisa bibliográfica centrada num interesse científico do entendimento de alguns pressupostos fundantes da vertente denominada Didática das Ciências e Matemática. Dessa forma, o trabalho busca apontar alguns pressupostos, nomeadamente, os de ordem epistemológica, cognitiva e didática. Ademais, assinala algumas implicações para a ação do professor que atua no campo de ensino das Ciências e Matemática, na medida em que evidencia a relevância do processo de evolução particular de cada área do conhecimento e, ao mesmo tempo, questiona e aponta concepções equivocadas e incongruentes, concernentemente à tarefa de explicar e fornecer elementos que proporcionem o entendimento das interações oriundas do trinômio professor – estudante – conhecimento (específico). Por fim, o trabalho contribui para um entendimento sistemático, cujo interesse se estabelece a partir de uma intenção com a transmissão didática. Todavia, tomando como referência epistêmica saberes científicos particulares, como àqueles originados das Ciências e da Matemática.

Biografia do Autor

Franciso Regis Vieira Alves, Instituto Federal do Ceará

dep matematica

Maria Cleide da Silva Barroso, IFCE

IFCE

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Publicado

16-05-2017

Como Citar

Alves, F. R. V., Sampaio, C. de G., Vasconcelos, A. K. P., & Barroso, M. C. da S. (2017). Didática das ciências e matemáticas: alguns pressupostos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(22), 274–302. https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1365