Tensões sem medida: impactos da reforma na escola de ensino médio

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.1564

Palavras-chave:

Reforma do ensino médio, políticas curriculares, recontextualização de políticas, contexto de influência

Resumo

Discutimos, neste artigo, impactos/tensões da medida provisória da reforma do ensino médio (MP) no contexto escolar, no conturbado ambiente político conservador do Brasil pós-impeachment, a partir de falas de docentes que atuam na escola pública. Buscamos entender, com Stephen Ball, as ‘políticas em prática’ e constituídas em ciclos, tomando como referência o quadro de incertezas que a MP apresenta, hibridizadas pelas diversas políticas oficiais que continuam circulando na escola. Analisamos a recepção dos profissionais da educação à ideia de uma nova reforma. Como ‘políticas em práticas’ entendemos, as diversas políticas construídas pelas escolas a partir das políticas oficiais que têm a escola como foco. Especificamente sobre a produção de políticas, tomamos como referência o Ciclo Contínuo de Políticas. Compreendemos a impossibilidade de fixação de sentidos na política de currículo, afastando-nos da oratória que estabelece relações entre o dito e o feito. Consideramos que docentes (re)significam a proposta educacional/curricular contextual e contingencialmente na luta política tomando como referência demandas que permeiam o ambiente escolar e seus agentes.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, UERN

Doutor em Educação - UFPB

Marcia Betania Oliveira, UERN

Doutora em Educação - UERJ

Maria Kélia Silva, UFERSA/IFRN

Mestre em Ensino - UERN

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Publicado

20-09-2017

Como Citar

Santos, J. M. C. T., Oliveira, M. B., & Silva, M. K. (2017). Tensões sem medida: impactos da reforma na escola de ensino médio. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(23), 134–159. https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.1564