O sistema escolar entre o espaço social e o habitus segundo o estruturalismo construtivista de Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.1612

Palavras-chave:

Bourdieu, sociologia da educação, habitus, espaço social, estruturalismo construtivista.

Resumo

Detendo-se na articulação envolvendo o subjetivo e o objetivo, o estruturalismo construtivista de Bourdieu propõe a superação da oposição entre objetivismo e subjetivismo através de uma relação dialética que converge para uma prática que consiste no produto da conjunção que implica as disposições estruturadas (habitus) e as estruturas objetivas e circunscreve-se a um campo socialmente predeterminado que, transcendendo os agentes e as suas interações, emerge como campo de forças e campo de lutas em função da sua conservação ou da sua transformação em um processo que depende das correlações que encerram as posições sociais, as disposições e as tomadas de posição. Dessa forma, analisando o sistema escolar, o artigo assinala que, se a intermediação das disposições impõe-se à relação envolvendo as posições sociais e as tomadas de posição em um sistema baseado na dominação simbólica que tende à reprodução, a transformação do espaço social consiste em um movimento cujas possibilidades estão inscritas no princípio da estruturação dos habitus.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Mariano da Rosa, "Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura"

- Professor-Pesquisador e Filósofo-Educador no Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura (EPZ/R).

 

- Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR/SP) e Pós-Graduado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ).

 

- Autor de O Todo Essencial, Universitária Editora, Lisboa, Portugal, Quase Sagrado, Politikón Zôon Publicações, São Paulo, Brasil, Mito e Filosofia: Do Homo Poeticus, Politikón Zôon Publicações, São Paulo, Brasil, O Direito de Ser Homem, Politikón Zôon Publicações, São Paulo, Brasil, e, entre outros, Determinismo e Liberdade, Politikón Zôon Publicações, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-02

Como Citar

Mariano da Rosa, L. C. (2018). O sistema escolar entre o espaço social e o habitus segundo o estruturalismo construtivista de Bourdieu. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 273–303. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.1612