Processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças prematuras: uma temática essencial e salutar às áreas de educação e saúde

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Autores

  • Jucélia Linhares Granemann Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas
  • Alexandra Ayach Anache Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1646

Palavras-chave:

Aprendizagem. Desenvolvimento. Criança prematura.

Resumo

No Brasil, alguma ações vêm sendo efetivadas, com vistas a prevenir possíveis deficiências que podem atingir a criança desde seus primeiros anos de vida. Para tanto, este estudo tem como objetivo principal, analisar o processo de aprendizagem e de desenvolvimento de 30 crianças nascidas prematuras, com idades gestacionais de até 35 semanas, acompanhadas pelo Núcleo do Hospital Universitário em Campo Grande, MS. Tratou-se de uma pesquisa de base qualitativa apoiada na perspectiva histórico-cultural utilizando, inicialmente, entrevistas com familiares e profissionais do setor. Tais dados foram associados às informações dos prontuários, dos protocolos das crianças, além de, após a alta, nos atendimentos ambulatoriais, serem avaliadas nos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor, conforme as avaliações apoiadas na escala de desenvolvimento do comportamento da criança, de Batista Pinto, Villanova e Vieira (1997), no Inventário de Níveis de Funcionamento Psicossocial, elaborado por Leal (2004). Nesse momento foram observados os impactos da prematuridade sob os processos de aprendizagem e de desenvolvimento dessas crianças, levantando-se maiores dificuldades em comportamentos ou competências relativas às áreas de comunicação, locomoção e independência. Após esse período, sugere-se que essas crianças sejam assistidas nos centros de educação infantil e pela Classe Hospitalar, quando em situação de hospitalização.

 

 

Biografia do Autor

Jucélia Linhares Granemann, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas

Pedagogia

Alexandra Ayach Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Pós Doutorado em Educação na Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial. É professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, e avaliação psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, deficiência intelectual, educação, psicologia e educação inclusiva. Coordenou a Divisão de Acessibilidade e ações afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UFMS de 2013 a 2016. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS.

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Publicado

16-05-2017

Como Citar

Granemann, J. L., & Anache, A. A. (2017). Processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças prematuras: uma temática essencial e salutar às áreas de educação e saúde. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(22), 388–415. https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1646