As bases do ensino musical contemporâneo: o colégio Pedro II e a atuação de Villa-Lobos na escola nova
Visualizações: 444Palavras-chave:
educação. ensino médio. música.Resumo
Este artigo vincula-se ao projeto de pesquisa em andamento, registrado na UEMS, acerca de
instrumentos didáticos no Colégio Pedro II. A disciplina Música, recém incluída no currículo
do Ensino Fundamental, nasce no Colégio Pedro II e ganha expressão com a Escola Nova, o
que justifica delimitar este trabalho a esses dois momentos da educação brasileira. O objetivo
é, com base na Ciência da História, referencial que propõe a compreensão de objetos
contemporâneos por meio da recuperação da sua gênese e desenvolvimento histórico, discutir
a educação musical formal no Brasil, e a importância de Villa-Lobos nessa tarefa, como
contribuição para os estudos dessa área, na escola fundamental contemporânea. A
metodologia inclui o levantamento do estado da arte, o exame de fontes primárias e
secundárias para posterior análise e resultados. Conclui-se que estudos dessa natureza
contribuirão para o êxito da implantação e desenvolvimento dessa disciplina no currículo do
Ensino Fundamental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.