As bases do ensino musical contemporâneo: o colégio Pedro II e a atuação de Villa-Lobos na escola nova

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Autores

  • Ana Aparecida Arguelho de Souza UEMS
  • Gilberto de Souza Stefan UFG

Palavras-chave:

educação. ensino médio. música.

Resumo

Este artigo vincula-se ao projeto de pesquisa em andamento, registrado na UEMS, acerca de
instrumentos didáticos no Colégio Pedro II. A disciplina Música, recém incluída no currículo
do Ensino Fundamental, nasce no Colégio Pedro II e ganha expressão com a Escola Nova, o
que justifica delimitar este trabalho a esses dois momentos da educação brasileira. O objetivo
é, com base na Ciência da História, referencial que propõe a compreensão de objetos
contemporâneos por meio da recuperação da sua gênese e desenvolvimento histórico, discutir
a educação musical formal no Brasil, e a importância de Villa-Lobos nessa tarefa, como
contribuição para os estudos dessa área, na escola fundamental contemporânea. A
metodologia inclui o levantamento do estado da arte, o exame de fontes primárias e
secundárias para posterior análise e resultados. Conclui-se que estudos dessa natureza
contribuirão para o êxito da implantação e desenvolvimento dessa disciplina no currículo do
Ensino Fundamental.

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Publicado

02-06-2017

Como Citar

Souza, A. A. A. de, & Stefan, G. de S. (2017). As bases do ensino musical contemporâneo: o colégio Pedro II e a atuação de Villa-Lobos na escola nova. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(11), 122–135. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1730