Plano de Trabalho Docente: uma proposta de trabalho privilegiando a regionalidade e a cultura popular

Visualizações: 681

Autores

  • Eliza Adriana Sheuer Nantes UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2395

Palavras-chave:

Ensino. Plano de Trabalho Docente. Regionalidade. Gênero discursivo Causo.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo criar e experimentar, em situações de sala de aula, uma didática sugerida pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná - DCE (PARANÁ, 2008), referendada Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Para tanto, recorre-se à pesquisa qualitativa, levada a campo na educação básica, nas séries finais do ensino fundamental, por meio de um trabalho colaborativo, tendo como objeto de estudo os textos-enunciado do gênero discursivo causo, visto permitir que aspectos como oralidade, regionalidade e cultural popular sejam contemplados, além de ser possível ao professor fazer um trabalho de análise linguística contextualizada às práticas de leitura e de produção/refacção textuais. A ancoragem epistemológica é feita com base em autores que adotam a teoria enunciativa dialógica bakhtiniana, concebendo a linguagem como interação. O resultado apontou para a proficuidade da realização de um trabalho interligado entre leitura, produção textual e análise linguística, com o gênero da esfera literária, visto que possibilitou ao aluno a apropriação de novos saberes a partir da valorização da cultura na qual ele está inserido.

Biografia do Autor

Eliza Adriana Sheuer Nantes, UNOPAR

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Língua Portuguesa; Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade. É professora da Universidade Norte do Paraná (PPGENS-UNOPAR). Atua na graduação e pós-graduação com os temas: ensino, linguagem, tecnologia e análise linguística (via gêneros discursivos). Participa dos Grupos de Pesquisa: Linguagens, Tecnologia e Ensino, UNOPAR-CNPq e FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq . Coordena os projetos de pesquisa "Gêneros discursivos: uma investigação das práticas de letramento e multiletramento na esfera escolar" e "Gêneros Multimodais e Multiletramentos: novas formas de autorias".

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

Nantes, E. A. S. (2018). Plano de Trabalho Docente: uma proposta de trabalho privilegiando a regionalidade e a cultura popular. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 378–403. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2395