Plano de Trabalho Docente: uma proposta de trabalho privilegiando a regionalidade e a cultura popular
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2395Palavras-chave:
Ensino. Plano de Trabalho Docente. Regionalidade. Gênero discursivo Causo.Resumo
O presente estudo tem o objetivo criar e experimentar, em situações de sala de aula, uma didática sugerida pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná - DCE (PARANÁ, 2008), referendada Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Para tanto, recorre-se à pesquisa qualitativa, levada a campo na educação básica, nas séries finais do ensino fundamental, por meio de um trabalho colaborativo, tendo como objeto de estudo os textos-enunciado do gênero discursivo causo, visto permitir que aspectos como oralidade, regionalidade e cultural popular sejam contemplados, além de ser possível ao professor fazer um trabalho de análise linguística contextualizada às práticas de leitura e de produção/refacção textuais. A ancoragem epistemológica é feita com base em autores que adotam a teoria enunciativa dialógica bakhtiniana, concebendo a linguagem como interação. O resultado apontou para a proficuidade da realização de um trabalho interligado entre leitura, produção textual e análise linguística, com o gênero da esfera literária, visto que possibilitou ao aluno a apropriação de novos saberes a partir da valorização da cultura na qual ele está inserido.
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