Plano de Trabalho Docente: uma proposta de trabalho privilegiando a regionalidade e a cultura popular
Visualizações: 723DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2395Palavras-chave:
Ensino. Plano de Trabalho Docente. Regionalidade. Gênero discursivo Causo.Resumo
O presente estudo tem o objetivo criar e experimentar, em situações de sala de aula, uma didática sugerida pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná - DCE (PARANÁ, 2008), referendada Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Para tanto, recorre-se à pesquisa qualitativa, levada a campo na educação básica, nas séries finais do ensino fundamental, por meio de um trabalho colaborativo, tendo como objeto de estudo os textos-enunciado do gênero discursivo causo, visto permitir que aspectos como oralidade, regionalidade e cultural popular sejam contemplados, além de ser possível ao professor fazer um trabalho de análise linguística contextualizada às práticas de leitura e de produção/refacção textuais. A ancoragem epistemológica é feita com base em autores que adotam a teoria enunciativa dialógica bakhtiniana, concebendo a linguagem como interação. O resultado apontou para a proficuidade da realização de um trabalho interligado entre leitura, produção textual e análise linguística, com o gênero da esfera literária, visto que possibilitou ao aluno a apropriação de novos saberes a partir da valorização da cultura na qual ele está inserido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.