Formação de educadores populares a partir de parceria entre universidade e movimento popular

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Autores

  • Maria Clarisse vieira Faculdade de Educação da universidade de Brasilia
  • Luciana de Oliveira Pinto

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2419

Palavras-chave:

Formação de educadores populares, Movimento popular, Alfabetização de jovens e adultos.

Resumo

Este artigo discute características do processo de formação e perfil dos educadores que participaram de formação voltada para professores que atuam no Programa DF Alfabetizado nas Regiões Administrativas do Paranoá e Itapoã (DF), ocorrida em 2016, fruto de parceria entre Movimento Popular, Universidade de Brasília e Coordenação Regional de Ensino. A discussão ampara-se nos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético de Marx e Engels, na abordagem histórico-cultural de Bakhtin e Vigotski, na pedagogia libertadora de Freire e na proposta pedagógica de análise e superação de situações-problemas-desafio, construção de textos coletivos, fórum e acolhimento amoroso dos alfabetizandos. Os educadores avaliaram de forma positiva o processo de formação inicial e ressaltaram a importância das oficinas vivenciadas, o compromisso em adotá-las em suas turmas de alfabetização, haja vista a troca de experiência, a discussão dos problemas enfrentados ao longo da prática educativa e o desenvolvimento conjunto de propostas visando a sua superação. 

Biografia do Autor

Maria Clarisse vieira, Faculdade de Educação da universidade de Brasilia

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da UNB.  Doutora em Educação pela UFMG e mestre em educação pela UFU. Coordenadora do Genpex- UnB - Grupo de ensino pesquisa e extensão em educação popular e  estudos filosóficos e histórico culturais

Luciana de Oliveira Pinto

Mestrado em Educação (2017) e Economia (1993) pela Universidade de Brasília, Graduação em pedagogia pela Universidade Paulista (2015), Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (1988), Graduação em Comunicação Social - Jornaismo pela Universidade Federal da Bahia (1983) e Especialização em Processos de Alfabetização na Vida Adulta pela Universidade de Brasília (2005). Educadora do Programa BB Educar desde 2004 pela Fundação Banco do Brasil

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

vieira, M. C., & Pinto, L. de O. (2018). Formação de educadores populares a partir de parceria entre universidade e movimento popular. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(26), 246–269. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2419