Formação de educadores populares a partir de parceria entre universidade e movimento popular
Visualizações: 546DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2419Palavras-chave:
Formação de educadores populares, Movimento popular, Alfabetização de jovens e adultos.Resumo
Este artigo discute características do processo de formação e perfil dos educadores que participaram de formação voltada para professores que atuam no Programa DF Alfabetizado nas Regiões Administrativas do Paranoá e Itapoã (DF), ocorrida em 2016, fruto de parceria entre Movimento Popular, Universidade de Brasília e Coordenação Regional de Ensino. A discussão ampara-se nos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético de Marx e Engels, na abordagem histórico-cultural de Bakhtin e Vigotski, na pedagogia libertadora de Freire e na proposta pedagógica de análise e superação de situações-problemas-desafio, construção de textos coletivos, fórum e acolhimento amoroso dos alfabetizandos. Os educadores avaliaram de forma positiva o processo de formação inicial e ressaltaram a importância das oficinas vivenciadas, o compromisso em adotá-las em suas turmas de alfabetização, haja vista a troca de experiência, a discussão dos problemas enfrentados ao longo da prática educativa e o desenvolvimento conjunto de propostas visando a sua superação.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo (SP): Hucitec, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Princípios, Diretrizes, Estratégias e Ações de Apoio ao Programa Brasil Alfabetizado: Elementos para a Formação de Coordenadores de Turmas e de Alfabetizadores. 2011a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Option= com_docman&view=download&alias=10022-diretrizes-principios-pba-secadi&category_slug =fevereiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em 05.01.18.
________.Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2011. Resolução CD/FNDE nº 32, de 1º de julho de 2011. 2011b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra, 1987.
GDF. Decreto nº 11.208, de 17 de agosto de 1988. 1988. Disponível em: http://www.tc.df.gov.br/SINJ/Norma/16518/Decreto_11208_17_08_1988.html. Acesso em 05.01.18.
________. Lei 3.527, de 03 de janeiro de 2005. 2005. Disponível em: http://www.sedhab.df.gov.br/images/estudos_territorias/dossie_ras/itapua/lei_3527_27062000.pdf. Acesso em 05.01.18.
________. Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD/Itapoã2015. 2016. Disponível em: http://www.codeplan.df.gov.br/images/CODEPLAN/PDF/pesquisa_ socioeconomica/pdad/2016/PDAD_Itapoa.pdf. Acesso em 05.01.18.
JESUS, Leila. A repercussão da atuação de educadores/as populares do Cedep/UnB na escola pública do Paranoá-DF. Dissertação (Mestrado em Educação). Brasília (DF): Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo (SP): Expressão Popular, 2009.
MENEZES, Janaína. A construção/constituição do texto coletivo para o processo de dessilenciamento do alfabetizando do Paranoá e Itapoã. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Brasília (DF): Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
REIS, Renato. A constituição do sujeito político, epistemológico e amoroso na alfabetização de jovens e adultos. Tese (Doutorado em Educação). Campinas (SP): Universidade de Campinas, Faculdade de Educação, 2000.
________. A constituição do ser humano: amor-poder-saber na educação/alfabetização de jovens e adultos. Campinas (SP): Autores Associados, 2011.
SANTOS, Crislanqueni. O curso de formação inicial do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep): Singularidades e significação na perspectiva das alfabetizadoras populares. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Brasília (DF): Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
VIEIRA, Maria. Clarisse; REIS, Renato; SOBRAL, Julieta. Educação de Jovens e Adultos como ato de amor, poder e saber: os desafios do Genpex. Brasília (DF): Fundação Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, 2015.
VIGOTSKI, Lev. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo (SP): Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.