Belo Apolo: apaixonado e vingativo

Visualizações: 1169

Autores

  • Fátima Regina Sans Martini UNIMES

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2449

Palavras-chave:

Literatura, Mitologia, Apolo, Artes visuais

Resumo

O presente texto narra algumas histórias mitológicas relacionadas ao deus Apolo, filho de Zeus, considerado como o mais belo dos imortais. Ao cruzar as imagens e as histórias sobre um dos personagens mais complexos da Mitologia, dividido entre o bem e o mal, o objetivo é conduzir o leitor à compreensão do tema e o propósito artístico das obras. As fábulas sobre deuses e heróis, assim como as Artes visuais, resultam em amplo conteúdo, por conseguinte, se faz necessário a seleção de pinturas, gravuras e esculturas, inseridas no espaço artístico relevante, compreendido a partir do Renascimento até o Neoclássico, períodos da Idade Moderna em que o artista busca inspiração na arte greco-romana. A metodologia empregada no texto é a investigação histórica, qualitativa e descritiva, apoiada nas obras de: Homero, Hesíodo e Ovídio e, nas Artes visuais com imagens relacionadas às histórias do deus Apolo. Conclui-se que as expectativas na realização da proposição são atendidas com a evolução contínua das questões que se referem aos deuses da mitologia clássica e, como resultado final: um conhecimento que conduz a uma nova atitude em relação à apreciação literária e artística em seus diferentes períodos sociais, culturais e históricos.

Biografia do Autor

Fátima Regina Sans Martini, UNIMES

Mestre em Artes Visuais com Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais pela UNESP. Pós-graduação em História da Arte pela FAAP-SP. Professora de Estética e História da Arte Mundial e Brasileira em EAD na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Professora de História do Mobiliário; Desenho de Mobiliário e História da Arte na Universidade Católica de Santos.

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

Martini, F. R. S. (2018). Belo Apolo: apaixonado e vingativo. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 423–451. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2449