Avaliações do Agir Modelagem na Formação Continuada do Professor de Matemática da Educação Básica

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2450

Palavras-chave:

Continuada .Trabalho docente. Modelagem na Educação.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações textualizadas acerca do agir modelagem – trabalho do professor de Matemática com Modelagem, materializadas nos textos de uma professora de Matemática, participante de um projeto de formação continuada com Modelagem. A abordagem metodológica é qualitativa e os dados foram constituídos por meio da produção escrita dos diários dos encontros de formação continuada. A análise dos textos realizou-se considerando os procedimentos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados assinalam representações marcadas por conflitos estabelecidos na relação da professora com: i) as prescrições; ii) o real da atividade, iii) o processo de escrita e iv) o seu agir docente e o agir modelagem e também assinalam indicadores para ações de formação continuada.

Biografia do Autor

Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2017), mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atuou como docente nos níveis de ensino fundamental e médio e atualmente atua no ensino superior, sendo professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS. Possui experiência na área de Matemática e Educação Matemática com pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Matemática na educação básica e no ensino superior e formação inicial e continuada de professores.

Morgana Scheller, Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Realizou também no período de doutoramento, estudos na Universidade de Salamanca (2015/2016) na modalidade de doutorado sanduíche em Didáctica de las Matemáticas. Possui também: (i) mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009); (ii) especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (2002); (iii) especialização em Gestão Escolar pela UDESC (2002), (iv) graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1996); e (v) graduação em Pedagogia pela UNINTER (2017). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Rio do Sul nas disciplinas de Matemática para formação de professores de matemática e pedagogia.Tem experiência na área de Educação Matemática, Formação de professores, com ênfase em Matemática, Formação continuação de professores das Feiras de Matemática e dos Anos Iniciais, Projetos de Iniciação Científica, Metodologias de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado.

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Publicado

02-08-2018

Como Citar

Bonotto, D. de L., & Scheller, M. (2018). Avaliações do Agir Modelagem na Formação Continuada do Professor de Matemática da Educação Básica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 350–377. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2450