A construção do discurso: linguagem e violência no contexto escolar
Visualizações: 646DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2468Palavras-chave:
Discurso, violência, gestão escolarResumo
O estudo em tela parte de uma pesquisa empírica documental, validada por uma revisão bibliográfica temática, com o objetivo de problematizar os discursos pronunciados por gestores escolares diante de episódios de conflito e violência no cotidiano escolar. Para tanto, foca a análise na construção dos argumentos e nas faces da prática escolar que o discurso revela. Para dar conta desta problematização, o texto ampara-se em uma pesquisa empírica que examinou 40 reportagens sobre episódios de violência na escola, veiculadas em jornais nacionais ao longo do ano de 2017, utilizando como suporte a Análise do Discurso de corrente materialista ou da linha francesa. Avalia, conclusivamente, que há aspectos de palpável violência nos excertos veiculados pelas reportagens analisadas. Todavia, os discursos pronunciados sobre estes episódios indicam a leitura interna que as gestões escolares fazem sobre essa violência, incluindo o espaço e a relevância que a mesma ocupa na prática escolar, bem como o significado que os gestores lhe atribuem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.