Sistema educativo espanhol: o apoio de professores especialistas e reflexões para o contexto brasileiro
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2478Palavras-chave:
Apoio educativo. Contexto espanhol. Audição e Linguagem.Resumo
Para que um sistema educativo se torne realmente inclusivo, todos os seus elementos devem articular-se de forma que seu funcionamento conjunto contribua para tal fim. Neste sentido, as discussões de contextos distintos (neste caso o contexto espanhol) proporcionam assim, possibilidades de diálogo e reflexão para a realidade brasileira. Este estudo objetivou caracterizar o apoio educativo do professor especialista em Audição e Linguagem (AL) oferecido à Educação Inclusiva na Espanha. Constituiu-se numa pesquisa de caráter qualitativo. Foi desenvolvida em uma escola Educação Infantil e Primária de uma cidade da Comunidade Autônoma de Castilla-La Mancha – Espanha, e participou deste estudo a professora de Audição e Linguagem deste centro. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação do trabalho desta professora e entrevista realizada com a mesma. Os resultados indicaram a importância e os aspectos positivos do trabalho do professor de Audição e linguagem para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com dificuldades comunicativas bem como apontaram reflexões para o contexto brasileiro.
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