Sistema educativo espanhol: o apoio de professores especialistas e reflexões para o contexto brasileiro

Visualizações: 657

Autores

  • Daiane Natalia Schiavon Universidade Federal de São Carlos
  • Eladio Sebastian Heredero Universidade Alcalá de Henares

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2478

Palavras-chave:

Apoio educativo. Contexto espanhol. Audição e Linguagem.

Resumo

Para que um sistema educativo se torne realmente inclusivo, todos os seus elementos devem articular-se de forma que seu funcionamento conjunto contribua para tal fim. Neste sentido, as discussões de contextos distintos (neste caso o contexto espanhol) proporcionam assim, possibilidades de diálogo e reflexão para a realidade brasileira. Este estudo objetivou caracterizar o apoio educativo do professor especialista em Audição e Linguagem (AL) oferecido à Educação Inclusiva na Espanha. Constituiu-se numa pesquisa de caráter qualitativo. Foi desenvolvida em uma escola Educação Infantil e Primária de uma cidade da Comunidade Autônoma de Castilla-La Mancha – Espanha, e participou deste estudo a professora de Audição e Linguagem deste centro. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação do trabalho desta professora e entrevista realizada com a mesma. Os resultados indicaram a importância e os aspectos positivos do trabalho do professor de Audição e linguagem para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com dificuldades comunicativas bem como apontaram reflexões para o contexto brasileiro.

 

Biografia do Autor

Daiane Natalia Schiavon, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCLAr em parceria com a Universidad "Alcalá de Henares" - Espanha (estágio doutoral). Mestre em Educação Escolar pela mesma Universidade. Graduada em Pedagogia pela Unesp/FC. Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR/PR e em Práticas Educacionais Inclusivas pela UNESP/FC. Atualmente realiza Pós-Doutorado em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas na Educação Básica Educação Especial - GEPEB-EDESP (UNESP - FCLAr) e do grupo de pesquisa IDE da "Universidad de Alcalá" (Espanha). Trabalha principalmente com pesquisas científicas na área de Educação Especial, Inclusão, surdez, bibliometria e pesquisa científica.

Eladio Sebastian Heredero, Universidade Alcalá de Henares

Professor Doutor da "Universidad de Alcalá" (Alcalá de Henares-Espanha) e Professor colaborador da UNESP (São Paulo-Brasil). Professor pesquisador da UNIARA (Araraquara-Brasil). Assessor del Instituto Ayrton Senna. Atualmente coordenador do Convênio UNESP (Brasil) - UAH (Espanha) Convênio UFGD (Brasil) - UAH (Espanha). Possui Graduação como "Maestro de Primera Enseñanza" pela "Escuela de Magisterio" de Guadalajara (Espanha), Graduação em Ciências da Educação pela "Universidad Complutense de Madrid" (Espanha), Pós-graduação em Ciências da Educação pela "Universidad Complutense de Madrid" (Espanha), Doutorado em Educação pela "Universidad de Alcalá" (Espanha). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" de São Paulo (Brasil). Cátedra Distinguida de Educação 2016 pelo Centro de Enseñanza Técnica y Superior (CETYS) de México. Foi Diretor do Centro de Formação de Professores e de Recursos do MEC en Pastrana (Espanha) e Diretor do Centro de Formação Continuada dos Professores da Conselheria de Educação de "Castilla La Mancha" em Guadalajara (Espanha). Assessor da área de atenção à diversidade do MEC em Guadalajara (Espanha) e Assessor da área de planejamento educacional da Conselheria de Educação de "Castilla La Mancha" em Guadalajara (Espanha). Orientador Educacional e Professor de Ensino Básico, Médio e Superior. Participa dos grupos de pesquisa IDE da "Universidad de Alcalá" (Espanha), EDO da "Universidad Autónoma de Barcelona" (Espanha), PGA da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" e OGIE do Centro Universitário de Araraquara (Brasil). Autor ou organizador de mais de uma vintena de livros entre os que aparecem "Los Programas de Diversificación Curricular", "Adaptaciones Curriculares", "Formación de Profesores para atención a la diversidad", "Educación y Sociedad Global", "La escuela de la sociedad del conocimiento", "Formación del ciudadano global", "Transferencia del conocimiento a partir de prácticas educativas", "A la calidad de la educación desde los espacios escolares", entre outros: Tem mais de cinquenta capítulos em livros e mais de uma centena de artígos nas mais prestigiosas revistas sobre a temática de Organização Escolar, Curriculo e Escola Inclusiva. Diretor - coordenador da Revista Ibero-americana de Estudos em Educação e membro do comitê científico de várias Revistas e Congressos. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional e Currículo, Escola Inclusiva e estratégias metodológicas. Pesquisador e autor de múltiplas obras nestas áreas, participante em eventos científicos de diversa índole, convidado em importantes congressos e palestrante internacional.

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

Schiavon, D. N., & Heredero, E. S. (2018). Sistema educativo espanhol: o apoio de professores especialistas e reflexões para o contexto brasileiro. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 404–422. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2478